segunda-feira, 13 de março de 2017

Zé Nunes cobra posicionamento do Executivo sobre Candiota


O deputado estadual Zé Nunes (PT) participou, na manhã desta segunda-feira (13), de ato em defesa da economia de Candiota, na região da Campanha do RS. O parlamentar cobrou uma manifestação do governo do Estado a respeito do encerramento das atividades da Fase B da Usina Termelétrica Presidente Médici, pertencente à Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (Eletrobras/CGTEE).“Decisões políticas recentes vão de encontro a conquistas que a região obteve a partir do aumento da produção de energia em Candiota ou das atividades no polo naval de Rio Grande”, afirmou. Tratam-se, na opinião de Zé Nunes, de atitudes de governos desnacionalizantes e mais identificados com o setor financeiro do que com o setor produtivo brasileiro.


Estima-se que 500 pessoas tenham participado da manifestação no trevo de acesso ao município pela BR-293. Compareceram ao ato mineiros, moradores e lideranças políticas regionais e estaduais. 
As atividades cessaram em decorrência do descumprimento de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ibama, ministérios do Meio Ambiente e Minas e Energia e Advocacia-Geral da União em 2011 com prazo de cinco anos para a Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTT) proceder adequações para reduzir a emissão de poluentes.  A Fase B da Usina permanecerá em estado de conservação, em condições de retorno de operação mediante atendimento das necessidades elétricas, condicionada à autorização do órgão ambiental.
Os impactos sobre a economia regional são consideráveis, já que a Fase B é uma das principais geradoras de energia do complexo termelétrico, com capacidade instalada de 320 megawatts. A principal atividade econômica de Candiota é a extração do carvão mineral, que abastece as usinas. A prefeitura deixará de arrecadar R$ 12 milhões por ano e cerca de mil pessoas ficaram desempregadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário