sábado, 11 de março de 2017

Primeira onda de frio chega ao país na próxima semana

O fim de semana será de tempo firme no centro do país, enquanto a chuva se concentra entre o Sul e parte do Sudeste, Norte e litoral do Nordeste, mas de acordo com a Somar Meteorologia o padrão deve mudar na próxima semana e o avanço de uma frente fria que se forma ainda no domingo (12) promete espalhar chuvas significativas pela maior parte do país.
O sistema se forma na região Sul e traz temporais com chuva volumosa para o Rio Grande do Sul durante o domingo. “A frente fria vem acompanhada de fortes rajadas de vento e a manhã da segunda-feira (13) com cara de outono, o tempo volta a abrir, mas os ventos mudam de direção, a primeira massa de ar frio chega ao país e traz friozinho pela manhã com mínimas em torno dos 10ºC”, afirma o meteorologista da Somar, Celso Oliveira.

A chuva passa ainda por Santa Catarina e Paraná, enquanto avança rumo ao Sudeste, e junto à umidade da Amazônia, espalha precipitações por todo o interior do país, desde o Mato Grosso, até os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, passando por Goiás e Mato Grosso do Sul.

Os maiores acumulados ocorrem entre o litoral de Santa Catarina e litoral sul de São Paulo até a terça-feira (14). Apesar de o sistema passar por estas áreas, o calor deve continuar. “Mas a expectativa é de sensação um pouco mais amena por conta da nebulosidade”, explica Oliveira.

Na metade da semana, o tempo abre na metade sul do Sudeste e a chuva se concentra entre Minas Gerais e Espírito Santo. Ao mesmo tempo, um novo sistema se forma no Sul do país, e traz mais precipitações para os três Estados e para o Centro-Oeste.

Já nos litorais do Norte e Nordeste, é a atuação de uma ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) que provoca a formação de nuvens carregadas. Os maiores acumulados ainda devem ser registrados na faixa norte do Nordeste, “mas a novidade é que desta vez, a chuva deve conseguir avançar até o interior da Bahia e litoral leste nordestino, desde Natal à Maceió”, destaca o meteorologista.

Na região Norte, o calor e a umidade contribuem para a manutenção das chuvas. As precipitações ocorrem principalmente no período da tarde, e podem causar transtornos em áreas que já foram afetadas por temporais anteriores, como a BR-163, que passou o final de fevereiro e o início de março bloqueada por um atoleiro.
Confira o tempo em São Lourenço do Sul CLICANDO AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário