terça-feira, 23 de junho de 2015

Vice-prefeito Gilmar Ludtke participa da 3ª Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável

A Prefeitura promoveu durante a última sexta-feira (19), a 3ª Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRSAN) da Região Centro Sul I e a escolha de delegação da equipe que representará o município na conferência estadual que acontece no mês de agosto. A conferência definiu estratégias para produção de alimentos orgânicos. A atividade aconteceu na sede da Cresol em Boa Vista e teve como tema “Comida de verdade, no campo e na cidade”.

O Conselho que representará o município de São Lourenço do Sul na conferência estadual foi eleito da seguinte forma: área governamental – o secretário municipal  adjunto do Desenvolvimento Social e Habitação e coordenador municipal de Defesa Civil, Ilton Kuhn;  a nutricionista da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Habitação, Sabrina Rodel da Silveira; área não governamental – representando a Comunidade Católica São José, Celestino Pinto; o Conselho Municipal do Desenvolvimento COMUDE/COREDE, Selma Quevedo Vilela; a agricultura familiar, da localidade de Pinheiros, Zilmar Caetano de Almeida; a Paróquia Católica São Lourenço, Eivonir Rodrigues Centeno. 

Na ocasião, estiveram presentes o vice-prefeito Gilmar Lüdtke, o secretário especial de Gabinete, Amilton Neutzling, o secretário municipal do Desenvolvimento Social e Habitação, Rodrigo Seefeldt, e o coordenador municipal de Defesa Civil, Ilton Kuhn. Durante o dia aconteceram exposições de painéis explicativos sobre a necessidade de se efetivar o direito a uma alimentação adequada através do estímulo à produção de alimentos orgânicos em oposição ao aumento do uso de transgenias e agrotóxicos. O vice-prefeito Gilmar Ludtke destacou a importância da agricultura familiar como pilar na promoção da saúde. No Brasil mais de 30% da população sofre com problemas de sobrepeso e obesidade. “O agricultor familiar exerce um papel fundamental na promoção da saúde. Promover esta conferência oportuniza ver com outros olhos a produção do alimento, desde o plantio até a colheita, venda e distribuição. Trabalhamos para que além da produção de alimentos naturais e saudáveis, possamos valorizar ainda mais os nossos produtores rurais e para que todas as famílias tenham direito a uma alimentação de qualidade” – destaca Ludtke.
Foto: Paulo Ricardo/DECOM

A realização de uma Conferência para tratar assuntos relacionados à produção saudável de alimentos permite avaliar, segundo a perspectiva do desenvolvimento socioambiental sustentável, os desafios atuais para a Política e o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. A Conferência foi dividida em três eixos temáticos através da exposição dos painéis: Eixo I – Avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar, apresentado pela nutricionista Chirle Raphaelli; Eixo II – Estratégias em andamento para a conquista da comida de verdade no âmbito local e regional apresentado pela economista doméstica rural e extensionista da Emater/RS-ASCAR, Cléria Jacondino; Eixo III – Aperfeiçoamento e ampliação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional apresentado pela conselheira de segurança alimentar e nutricional sustentável do estado, Aline Bettio e pela secretária executiva do CAISAN-RS, Treici Pedrotti.
Para o secretário municipal do Desenvolvimento Social e Habitação, Rodrigo Seefeldt, a atividade demonstrou a preocupação da Administração Municipal com o tema e sobretudo com os agricultores familiares que formam uma das bases econômicas do município. “A Prefeitura promove diversos projetos na atenção e cuidado com a população lourenciana. Buscamos agora ampliar as iniciativas no segmento alimentício” – afirma Seefeldt.
Participaram das atividades representantes dos municípios de Pelotas, São Lourenço do Sul, Jaguarão, Morro Redondo, Canguçu, Arroio Grande e Chuí. A atividade foi uma realização da Prefeitura juntamente com a Cooperativa dos Pescadores de São Lourenço do Sul, Cooperativa Mista dos Pequenos Agricultores da Região Sul, Sul Ecológica, Danby Cosulati e Cresol.

Departamento de Comunicação (DECOM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário