segunda-feira, 29 de junho de 2015

Secretário da Fazenda fala da crise financeira em São Lourenço do Sul

A exemplo dos demais municípios gaúchos, São Lourenço do Sul enfrenta uma grave crise financeira. A área da saúde enfrenta as maiores dificuldades no município, principalmente pelos atrasos nos repasses do governo estadual.
 Os débitos do Governo do Estado com a Prefeitura ultrapassam R$ 2 milhões, recursos fundamentais para a manutenção de diversos programas e para a prestação de serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Santa Casa de Misericórdia. Para manter o atendimento pleno à saúde no município, a Prefeitura vem cobrindo financeiramente este valor, na expectativa do retorno pelo Governo do Estado, o que não tem previsão de ocorrer.
Outra preocupação é com a possibilidade de problemas financeiros ainda mais graves, caso o Governo do Estado atrase o repasse da parcela constitucional do ICMS. O imposto, aliado ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) compõe mais de 60% da receita do município.  Segundo o prefeito Daniel Raupp, a esperança se mantém na expectativa pelo repasse dos royalties do petróleo, o que ocasionaria uma melhora nas áreas da saúde e educação.
O turno único começa na quarta-feira (01), das 07 às 13 horas nas secretarias municipais de Desenvolvimento Rural e Obras e Urbanismo e das 08 às 14 horas nas demais secretarias e coordenadorias. A iniciativa tem como objetivo diminuir as despesas do Executivo, aliada a um corte de 100% em horas-extras – salvo serviço de transporte da Secretaria Municipal de Saúde.
Secretário ao lado do prefeito Daniel Raupp.
Foto: DECOM/SLS

Ouça, abaixo, entrevista com secretário municipal da Fazenda, Luiz Carlos Vargas, realizada nesta tarde para Rádio Liberdade AM de Canguçu (basta clicar no play):

Nenhum comentário:

Postar um comentário