terça-feira, 30 de junho de 2015

A economia solidária está sendo sepultada na LDO, diz Zé Nunes

A economia solidária foi o tema abordado pelo deputado estadual Zé Nunes (PT), na tarde desta terça-feira (30), na tribuna da Assembleia Legislativa. “Os empreendimentos da economia solidária são decisivos para o desenvolvimento de nosso Estado. São ações inclusivas e que fazem parte da gestão moderna. O Estado precisa ser protagonista, utilizando-se de políticas corajosas de desenvolvimento, como o Programa de Microcrédito, por exemplo, para olhar alternativas e espaços de geração de serviços e de oportunidades econômicas. A economia solidária está sendo sepultada na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Não aceitaremos retrocessos”, criticou o parlamentar.
Marcela Santos - MTE 11679 | PT - 17:51-30/06/2015 - Foto: Stephanie Gomes

De acordo com o deputado, durante o governo Tarso, foram aplicados mais de meio bilhão de reais em Microcrédito Produtivo, através de mais de 89 mil operações que consolidaram as atividades. Com isso, foi gerada renda, estimulada a qualidade de vida e a economia, inclusive dos pequenos e médios municípios. Na época, foram 252 convênios com prefeituras junto ao BANRISUL e credenciadas 45 instituições de microcrédito. “Precisamos ter políticas embasadas nas atividades tradicionais, mas olhando alternativas, novas economias, e outros espaços na geração de renda. Infelizmente, a atual gestão do governo estadual está a vistas largas para este tema, abdicando de sua responsabilidade. Estamos pagando o preço da mudança de paradigma em nosso Estado”, finaliza.
Zé Nunes é o coordenador e relator da Subcomissão da Economia Solidária, que atuará até o dia 30 de outubro. O objetivo é valorizar as experiências existentes, estimular novos projetos, e contribuir na construção e um ambiente socialmente sustentável, observando os desdobramentos na geração de renda através dos pequenos negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário