segunda-feira, 29 de junho de 2015

Prefeito Daniel Raupp (PT) atende reivindicação do Simussul

O prefeito Daniel Raupp recebeu em seu gabinete na tarde de segunda-feira (29) a diretoria do Sindicato dos Municipários de São Lourenço do Sul (Simussul). Na ocasião, o chefe do executivo explicou a crise financeira enfrentada pelo município, com destaque para ações da Prefeitura visando à contenção de despesas, como a implantação do expediente em turno único. Raupp atendeu a reivindicação do Simussul por manter o horário de atendimento priorizando o turno da manhã.
O atendimento da Prefeitura em turno único começa na quarta-feira (01), das 07 às 13 horas nas secretarias municipais de Desenvolvimento Rural e Obras e Urbanismo e das 08 às 14 horas nas demais secretarias e coordenadorias. A iniciativa tem como objetivo diminuir as despesas do Executivo, aliada a um corte de 100% em horas-extras – salvo serviço de transporte da Secretaria Municipal de Saúde.
A diretoria do Simussul demonstrou solidariedade com a grave situação de crise financeira enfrentada pela Prefeitura. Também participaram da reunião o secretário especial de Gabinete, Amilton Neutzling e os secretários municipais da Fazenda, Luis Carlos Vargas e da Administração, Márcio Felice.

A exemplo dos demais municípios gaúchos, a área da saúde enfrenta as maiores dificuldades em São Lourenço do Sul, devidas principalmente pelos atrasos nos repasses do governo estadual. Os débitos do Governo do Estado com a Prefeitura ultrapassam R$ 2 milhões, recursos fundamentais para a manutenção de diversos programas e para a prestação de serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Santa Casa de Misericórdia. Para manter o atendimento pleno à saúde no município, a Prefeitura vem cobrindo financeiramente este valor, na expectativa do retorno pelo Governo do Estado, o que não tem previsão de ocorrer.

Os gestores municipais têm demonstrado preocupação com a possibilidade de problemas financeiros ainda mais graves, caso o Governo do Estado atrase o repasse da parcela constitucional do ICMS. O imposto, aliado ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) compõe mais de 60% da receita do município.  Segundo o prefeito Daniel Raupp, a esperança se mantém na expectativa pelo repasse dos royalties do petróleo, o que ocasionaria uma melhora nas áreas da saúde e educação.

Informações: DECOM/SLS

Nenhum comentário:

Postar um comentário