terça-feira, 16 de junho de 2015

Proposta de educação ambiental é tema de reunião com catadores individuais do município

A Prefeitura buscar firmar parceria com os catadores individuais do município com objetivo de auxiliar na limpeza dos bairros. Na última segunda-feira (15) a Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente (Seplama) promoveu uma reunião com objetivo de propor aos catadores o contato com as medidas de educação ambiental. Participaram da reunião mais de 30 catadores individuais.

Em  São Lourenço do Sul  a Prefeitura realiza a coleta seletiva que funciona seis vezes por semana em dias alternados nos bairros e o material coletado é levado para a Usina de Triagem de Resíduos onde é feita a separação  e comercialização pela Associação  Ecológica de Recicladores de São Lourenço do Sul (ASSER). 

O município de São Lourenço do Sul se destaca pelas suas belezas naturais e a Prefeitura durante todo ano desenvolve atividades que buscam conscientiza ra população sobre o tema. Os catadores individuais desenvolvem uma importante função por colaborarem com a limpeza da cidade. Partindo desse principio, o Grupo de Resíduos Sólidos realizou a identificação destes catadores para apresentação do programa.

Os interessados em aderir ao projeto precisam assinar um termo de compromisso ambiental que consiste em manter o pátio de suas casas limpos e acondicionar os resíduos sólidos de forma correta. Os catadores terão a disposição 30 caçambas estacionárias adquiridas com recursos do Fundo de Gestão Compartilhada, para que possam realizar o descarte correto do material indesejado. Os catadores terão a obrigação de zelar pelas caçambas estacionárias e comunicar qualquer alteração à Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo (SMOU) que fará o recolhimento do material das caçambas.

Os pátios dos catadores individuais serão constantemente visitados e vistoriados pela Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, que fiscalizará as suas condições. No primeiro momento é feito apenas a orientação sobre quais as melhores formas de armazenar o material coletado até a hora da venda para facilitar a realização do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário