terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Prefeito reuniu-se com o conselho do Centro de Saúde São João da Reserva

     Novos projetos serão estudados para melhorar os atendimentos a população rural na área de saúde e assistência social




   Na segunda-feira (02), o Prefeito Rudinei Härter, o vice Tonho Lessa, a Secretária de Saúde Arita Bergmann, o Secretário de Desenvolvimento Social e Habitação Bruno Leitzke,  o Secretário Adjunto de Gabinete Renan Hartwig, e a Secretária  Adjunta de Desenvolvimento Social e Habitação Jaqueline Bergmann, reuniram-se todos com o conselho do Centro de Saúde São João da Reserva.

    O conselho salientou a excelente estrutura física do Centro de Saúde, com um Pronto Atendimento com equipamentos novos, sendo referência na Zona Sul, com destaque na área de atendimento oftalmológico e de telemedicina.

  Durante a reunião, a diretoria do hospital juntamente com seus voluntários, mostraram preocupação com os números de atendimentos, que vem sendo reduzidos gradativamente, correndo o risco de ter um orçamento menor neste ano. E assim, juntamente com a equipe do governo, foram identificadas algumas possibilidades para que Centro de Saúde possa agregar um maior número de pacientes.

Fotos e Informações: Aline Trentin
   A Secretária de Saúde Arita Bergmann, parabenizou a entidade pela estrutura e irá estudar as alternativas para  contratualização de serviços junto ao SUS, tornando a unidade também referência em um atendimento laboratorial, já que na cidade há superlotação e falta de vagas para exames. Ela também ressaltou que uma das metas do governo é fazer com que o Centro de Saúde se torne uma referência de atendimento para as pessoas que residem na área rural de São Lourenço do Sul, um dos objetivos é facilitar a interlocução entre as unidades básicas de saúde e o hospital da Reserva, através do sistema informatizado de agendamento de consultas e exames.

  O Prefeito Rudinei Härter colocou o governo a disposição, e disse que mesmo com a crise econômica enfrentada no momento, fará o possível para que a saúde receba uma atenção especial e para que essa parceria se torne possível e traga ao Centro de Saúde São João da Reserva um resultado esperado de atendimentos.

   O conselho colocou a estrutura das diversas unidades a disposição da administração para contribuir no processo de atendimento a população rural. A Secretária Adjunta de Desenvolvimento Social e Habitação Jaqueline,  ressaltou que há necessidade de implantar o atendimento a população rural nos programas de assistência social, especialmente para os idosos e essa parceria seria muito valiosa para efetivar esse atendimento, especialmente aquelas famílias de maior vulnerabilidade social.

  Para dar andamento aos projetos futuros, na próxima segunda-feira (09), haverá uma reunião com os administradores do Centro de Saúde, Aloysio Gularte e Emanuel Bolico, e com a Secretaria de Saúde  Arita Bergmann  e Secretario do Desenvolvimento Social Bruno Leitzke para debater os projetos que podem ser realizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário