sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

“CONVIDADOR” CASAMENTO POMERANO

Indiscutivelmente o casamento é a maior festa pomerana, iniciado quando é informado ao pastor e a membros da Igreja, da vontade dos noivos de contraírem enlace matrimonial e, pela proclamação em culto pelo pastor da data do casamento. Na sequencia os convites são distribuídos pelo: “Hochtiedsbierrer” ou “Kosterbierrer”, - “Convidador” - normalmente o irmão da noiva, que visita todas as casas para entregar o convite da cerimônia do casamento.
Veste-se com seu melhor terno completo, com chapéu enfeitado por flores e fitas, na lapela também carrega flores, acompanhada de uma bengala com fitas coloridas.
Ao chegar na residência é recebido na porta da frente, por toda família. Ao ser aberta a porta, recita o convite, caminhando em circulo enquanto fala, os versos rimados. Ao concluir caso a família aceite, o “convidador” é convidado a entrar na casa e, recebe um presente do dono, normalmente uma quantia de dinheiro e um trago de aguardente.
Ao se despedir da família dos convidados dos noivos, os mesmos colocam uma fita nas costas de seu casaco, como sinal efetivo do aceite do convite.
Este mesmo traje com as flores e as fitas deve ser usado pelo convidador, para recepcionar os convidados, no dia do casamento, com uma bandeja contendo copos com aguardente, licor e balas para as crianças.( Artigo: Nilso Pinz - pesquisador)

Nenhum comentário:

Postar um comentário