terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Secretária de Saúde reuniu-se com representantes dos laboratórios conveniados com o SUS

Na sexta-feira (20) a Secretária de Saúde Arita Bergmann, juntamente com a Secretária Adjunta Cintia Cunha e a coordenadora do núcleo de saúde Adriane Hubner Martins, reuniram-se com os laboratórios que fazem parte do SUS.

            Na ocasião os laboratórios apresentaram sugestões para melhorias em alguns quesitos, como a comunicação com os clientes, classificação dos malotes com cores de acordo com o grau de urgência e risco do pacientes, entre outros.

            A Secretária Arita falou das pretensões da nova gestão, como a possibilidade de ampliação, descentralização de serviços por distrito e assumir a municipalização dos contratos dos laboratórios, podendo negociar de forma mais direta, agilizando os serviços e aumentando o teto. Os laboratórios aceitaram a sugestão.

            Ressaltou também que ainda existem muitos passos a serem dados, começando pela informatização das redes, que resolveria alguns problemas, como por exemplo, a demora dos exames.

            Outra sugestão seria criar uma comissão de protocolos clínicos para pedidos de exames, com o intuito de estudar juntamente com os médicos uma forma de qualificar os serviços, tornando-os mais específicos. A comissão  ficou formada pelos profissionais: Luciara Müller, Susiane Iuppen, Dra. Gleci Franz, Dra. Samanta Lazzarotto, Dra. Ana Gherda Klumb, Dr. Ricardo Sacramento Burkert e  Dra. Lisiane Iuppen.

            E ainda, estuda-se a possibilidade de regular o acesso para atender a população conforme os protocolos que serão indicados pela comissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário