quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

PESCA ARTESANAL SOB FORTE RISCO

Nesta terça-feira o deputado estadual Zé Nunes (PT) participou de reunião para tratar das medidas restritivas à pesca da tainha na Lagoa dos Patos pelos pescadores artesanais. Presentes a Universidade Federal de Rio Grande (FURG) e pescadores da Colônia Z8, de São Lourenço do Sul, a vereadora Marcia Lucas, representando a Câmara de Vereadores.
O absurdo é que comércio das ovas de tainha por empresas de Santa Catarina para o exterior está em plena expansão. O produto concorre no exterior com o famoso caviar, com um preço 20 vezes mais barato. "Muito estranho que se queira implementar medidas que inviabilizam a pesca aos pescadores artesanais, enquanto não se tem medidas restritivas ao comércio de ovas", comenta o deputado.
"Vamos travar uma luta homérica para defender a atividade da pesca artesanal. Pela Legislação Federal, os pescadores artesanais são considerados comunidades tradicionais, logo, qualquer medida restritiva ao seu modo de vida precisa ser muito bem avaliada", complementa Zé Nunes.
Ficou definida a realização de audiência pública na Assembleia Legislativa do RS para tratar e aprofundar as medidas que o governo quer implementar para restringir o trabalho das famílias de pescadores e pescadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário