quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Coletivo feminista da FURG realiza seminário das mulheres do campo e da cidade

Voltado para problematizar as relações de gênero e os feminismos, o Seminário das Mulheres do Campo e da Cidade realiza sua terceira edição. O evento, promovido pelo coletivo feminista Dandaras, do campus São Lourenço do Sul da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), ocorrerá em maio deste ano, no município de São Lourenço do Sul.

Com o tema “Identidades, violências e direitos humanos”, esta edição pretende contribuir para erradicar as violências sofridas pelas mulheres e para que elas se fortaleçam na luta por seus direitos. O Seminário serviu como ferramenta de fortalecimento de diálogo com a comunidade e as lideranças femininas da região. De acordo com a coordenadora do evento, a professora Graziela da Rosa, o evento atinge diversos povos tradicionais da comunidade lourenciana, como pescadoras, agricultoras familiares, ciganas, indígenas, pomeranas, ribeirinhas etc.

Este ano o evento terá apresentações de trabalhos e ocorrerá em três dias. A programação está sendo organizada para contemplar o diálogo com os movimentos sociais de mulheres e feministas (Marcha Mundial das Mulheres; Marcha Mundial das Mulheres Negras; Marcha das Margaridas; Marcha das Vadias; Movimento Negro, Movimento LGBTs) e dar visibilidade a diversidade local de mulheres de comunidades tradicionais.

Acreditando que há muito que fazer na região para superar as desigualdades de gênero e fortalecer as mulheres, a coordenadora Graziela conta que parcerias são fundamentais para fortalecer os grupos de mulheres, além de trazer para a cena a realidade e os problemas que enfrentam em seus cotidianos.

O Coletivo Feminista Dandaras está recebendo propostas de parcerias. Mais informações podem ser obtidas na página do Coletivo no Facebook ou pelo e-mail grazirinaldi@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário