sábado, 14 de janeiro de 2017

Site Canguçu em Foco completa 10 anos

Neste Sábado (14) estamos em festa no site Canguçu Em Foco. Chegamos aos 10 anos de trabalho com dedicação especial aos fatos e acontecimentos de nosso município. O fato foi destacado na coluna "Espeto Corrido" do jornal Diário Popular, de Pelotas.

O Site Canguçu em Foco teve início em 14 de janeiro de 2007. Nasceu com o objetivo de registrar os fatos e acontecimentos do município de Canguçu. Em seu início o editor, Augusto Moreira Pinz, transcrevia as notícias das emissoras de rádio, na intenção de informar aquelas pessoas que não conseguiam acompanhar entrevistas e tinham curiosidade de saber maiores notícias do município. Então passou a ser um verdadeiro diário para quem morava fora da cidade e quem, em horário de serviço, não conseguia ouvir instantaneamente o noticiário.
Com o passar do tempo o número de acessos começou a ficar maior. O comentário entre os internautas aumentava sugerindo o site como referencial das notícias de Canguçu. A partir de 2010 ,cursando jornalismo, o editor resolveu profissionalizar o site passando a venda de publicidade e com enfoque maior para notícias - não somente fatos trazidos pelas emissoras de rádio - qualificando jornalisticamente o conteúdo. A partir daí passou a receber - da própria comunidade - solicitações de matérias contando a realidade da comunidade. Em especial começou a ganhar espaço nas demandas populares sendo visto como um meio de comunicação efetivo e que se colocava ao lado do cidadão cobrando de governantes e autoridades ações para a população, recebendo diariamente centenas de e-mails e solicitações.
No ano de 2010 também recebeu reconhecimento da Assembleia Legislativa com entrega da Medalha da 52ª Legislatura através do deputado Pedro Pereira (PSDB). Durante o tempo de existência do site também recebeu moções de louvor da Câmara Municipal e diplomas de reconhecimento de outras entidades.
Em 2017 chega aos 10 anos com mais de 8 milhões de acessos - em torno de 185 mil acessos mensais, com uma marca fortalecida e lembrada na comunidade Canguçuense e referência fora do município quando se fala em notícias de Canguçu, não raro sendo procurado por grandes veículos como Zero Hora, Diário Popular e emissoras de televisão para contar fatos do município. O site hoje é acessado em vários países com EUA, Alemanha, Holanda, França, Portugal, Índia e Israel - conforme dados do Google onde está hospedado na plataforma Blogger.
Em 2015 o site ficou em 2º lugar no concurso nacional "Top Blog" competindo com centenas de sites e blogs.
No balanço social do site são contabilizados mais de R$ 15 mil em publicações gratuitas com campanhas sociais publicando ações de entidades, associações, campanhas, vagas de emprego, e outros encaminhamentos não cobrados publicitariamente colocados como utilidade pública.
O sucesso do site tem sido tão surpreendente que em 2015 chegou até a sua redação a sugestão de criar algo semelhante em São Lourenço do Sul, nascendo ai o São Lourenço do Sul em Foco que já está no mesmo caminho de sucesso com média de 60 mil acessos mensais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário