quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Gestão Ambiental realiza “porta a Porta” sobre o Aedes aegypti

A Gestão Ambiental da duplicação da BR-116/RS (STE S.A.), contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), realizou na última quarta-feira (25/01) mais uma ação “porta a porta” em São Lourenço do Sul e Turuçu, cidades interceptadas pela obra. A atividade consiste em uma conversa informal sobre o mosquito Aedes aegypti - transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya - com os moradores de residências lindeiras à rodovia. O objetivo é sensibilizar à população sobre os riscos de proliferação de focos da espécie durante o verão.
Ação ocorreu de porta em porta no município de São Lourenço do Sul.
Foto: Divulgação

“É um trabalho de formiguinha. Percorremos a rodovia e quando identificamos um aglomerado de moradias paramos e vamos de porta em porta conversar com os moradores”, comentou a estagiária de Engenharia Ambiental e Sanitária da Gestão Ambiental Camila Lopes. Na avaliação da bióloga da equipe, Valéria Debom, a receptividade dos moradores é positiva. “É um bate-papo rápido, apenas repassamos algumas informações divulgadas pelos órgãos de vigilância sanitária e de saúde. Ao longo da conversa os moradores fazem perguntas e também relatam como contribuem para evitar o surgimento de criadouros do mosquito”, disse.

A bióloga Thalia de Souza, que também participou da ação, destaca que a população está a cada dia mais esclarecida sobre os riscos e os cuidados necessários para evitar a proliferação do Aedes aegypti. “Boa parte das pessoas que conversei já sabia muita coisa sobre o assunto”, ressaltou. Este é o caso da moradora da comunidade de Coqueiros, em São Lourenço do Sul, Loiva Ferreira Dor, 51 anos. “Sempre tiro a água que fica parada atrás da geladeira. Isso eu aprendi a pouco tempo e muita gente nem imagina que é um risco”, citou orgulhosa a dona de casa. A funcionária pública Celoi da Silva Vieira, 43, de Turuçu, também está em dia na luta contra o mosquito. “Eu faço a minha parte e mantenho tudo em ordem no meu pátio. Às vezes até dou uma olhada nos pátios perto de casa, especialmente os que não têm moradores”, contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário