quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Instrumento de Inclusão Regional para o curso de Medicina passa a valer em 44 municípios

Candidatos ao curso de Medicina da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) contam, nesta edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com o Instrumento de Inclusão Regional, que consiste em um acréscimo de 20% na nota final do concorrente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. Inicialmente, o instrumento era válido para candidatos de 16 municípios, porém, na terça-feira, 24, o acréscimo foi ampliado e passa a abranger 44 municípios do Rio Grande do Sul.

Para ter direito ao acréscimo de 20% na nota obtida no Enem, em 2016, os candidatos devem ter cursado todo o ensino médio em escolas regulares e presenciais dos municípios das mesorregiões Sudoeste e Sudeste do Rio Grande do Sul, presentes na Resolução nº 166, de 24 de janeiro de 2017. Os candidatos que concluíram o ensino médio através do Enem, exame supletivo ou equivalente, deverão comprovar residência em algum dos municípios de abrangência do Instrumento de Inclusão Regional nos três anos que antecedem a sua candidatura ao curso de Medicina.

Os possíveis beneficiários tanto do Instrumento de Inclusão Regional quanto da política de reserva de vagas, definida pela Lei nº 12.711/2012, deverão optar por uma dessas duas ações afirmativas, não sendo permitida a sua aplicação cumulativa. O Instrumento de Inclusão Regional é válido somente para o curso de Medicina, ofertado no Campus Uruguaiana, e tem efeito, apenas, classificatório.

Se você já se inscreveu no Sisu para o curso de Medicina da Unipampa e cursou todo o ensino médio em algum dos municípios que foram incluídos por meio da Resolução nº 166, para concorrer utilizando o instrumento, você deve editar sua opção a partir da quarta-feira, 25. O mesmo vale para aqueles candidatos que cursaram todo o ensino médio em algum dos novos municípios e ainda não optou pelo curso de Medicina. Para ter direito ao bônus, a inscrição deve ser feita a partir desta quarta-feira, 25, e o candidato deve marcar o campo correspondente ao Instrumento de Inclusão Regional. O prazo para inscrição no Sisu encerra às 23h59 do dia 27 de janeiro.

O resultado das inscrições na Chamada Regular do Sisu 2017 será divulgado no dia 30 de janeiro. As matrículas serão realizadas nos dias 3, 6 e 7 de fevereiro. Neste ano, a Unipampa oferta 3.180 vagas em 64 cursos de graduação, distribuídos em dez campi.

Municípios de abrangência do Instrumento de Inclusão Regional
Os municípios de abrangência do Instrumento de Inclusão Regional para o curso de Medicina pertencem às mesorregiões Sudoeste e Sudeste do Rio Grande do Sul. São eles: Alegrete; Bagé; Caçapava do Sul; Dom Pedrito; Itaqui; Jaguarão; Santana do Livramento; São Borja; São Gabriel; Uruguaiana; Aceguá; Amaral Ferrador; Arroio do Padre; Arroio Grande; Barra do Quaraí; Candiota; Canguçu; Capão do Leão; Cerrito; Chuí; Cristal; Encruzilhada do Sul; Garruchos; Herval; Hulha Negra; Lavras do Sul; Maçambará; Manoel Viana; Morro Redondo; Pedras Altas; Pedro Osório; Pelotas; Pinheiro Machado; Piratini; Quaraí; Rio Grande; Rosário do Sul; Santa Margarida do Sul; Santa Vitória do Palmar; Santana da Boa Vista; São Francisco de Assis; São José do Norte; São Lourenço do Sul e Turuçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário