O atual momento ruim da economia brasileira trouxe reflexos para os indicadores de emprego do comércio gaúcho no mês de abril. O Departamento de Pesquisas da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS, aponta que um total líquido de 1.687 postos de trabalho foram extintos no varejo do estado, ante o saldo positivo de 1.662 vagas criadas em abril do ano passado.
Este processo se concentra, fortemente, nos maiores municípios do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Passo Fundo e Rio Grande concentraram, no total, 959 fechamentos líquidos de vagas. As cidades do litoral norte também desativaram postos de trabalho sazonais do verão. A notícia positiva é que na região da Fronteira Oeste a contratação de trabalhadores foi boa, em função da injeção de recursos para o consumo, provenientes da safra agrícola.
O presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, salienta que a entidade está acompanhando com atenção o quadro, procurando orientar os lojistas sobre a importância de implementarem ferramentas de gestão que lhes permita superar a crise, incrementando vendas e garantindo postos de trabalho.
- Sabemos que o emprego no comércio gaúcho vive um momento de instabilidade, refletindo a atual situação econômica do país. Mas é certo que os lojistas não podem se deixar abater por este quadro. Ao contrário, devem buscar alternativas que tragam mais consumidores para suas lojas, permitindo que seus colaboradores sigam empregados. Não é uma tarefa fácil, mas é preciso ter coragem, determinação e criatividade para superar as dificuldades - aponta Vitor Augusto Koch.
As principais retrações de emprego no comércio se concentraram nos setores vestuário, alimentos e automotivo. Em termos gerais, o emprego no Rio Grande do Sul apresentou, em abril, um saldo negativo de 7.278 postos de trabalho, representando a primeira queda de vagas para o mês na última década. Para os próximos meses a FCDL-RS prevê que os indicadores de emprego no Brasil ainda deverão sofrer um recuo moderado, tendo em vista a queda da vitalidade econômica do país no primeiro semestre de 2015.
Sobre a FCDL¬RS
A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul ¬ FCDL¬RS, fundada em julho de 1972, é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo o desenvolvimento do setor varejista gaúcho, amparando e defendendo os interesses dos seus associados, através de uma agenda estratégica focada em tornar o setor referência mundial até o ano de 2017. Gestora Estadual do SPC, Serviço de Proteção ao Crédito, criado há 57 anos por lojistas, é hoje referência Estadual e Nacional em informação de crédito de consumidores inadimplentes, dados e indicadores de inadimplência e análise de risco nas vendas a prazo no varejo.
Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário