segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Festa do Morango e da Pimenta supera expectativas

Evento recebeu 15 mil visitantes que consumiram 3,8 toneladas de morango

Turuçu comemorou seus 20 anos de emancipação política com a realização da 3ª Festa do Morango e da Pimenta durante o último final de semana. E mais uma vez, o evento superou as expectativas recebendo público estimado em 15 mil pessoas entre o sábado (31) e o domingo (1º).
Já na manhã do sábado, um encontro de produtoras rural, realizado em parceria da Emater com a Prefeitura recebeu mais de mil participantes. O sábado foi de um grande público que pode aproveitar bailes, palestras e também a comemoração dos 20 anos do município com distribuição de bolo. À noite, subiu ao palco uma das principais atrações do evento, a dupla sertaneja Diego e Diogo, de São Paulo. “Este ano inovamos, e como presente a nossa comunidade trouxemos a dupla para comemorar os 20 anos de emancipação, o que superou nossas expectativas”, comemora o prefeito Ivan Scherdien. O público que lotou o ginásio também festejou animado com o 5º Baile do Chopp e a banda Alegria.
O domingo também foi de bailes com as bandas Sul Brass, Karavana, Arroio do Padre, San Marino e o show de Jukebox. Pela manhã, a cerimônia de abertura oficial da festa reuniu autoridades de vários municípios da região, que destacaram em seus discursos a necessidade de superar o momento de crise, com elogios àTuruçu pela grande festa, mesmo no difícil momento. “Não podemos perder o espírito de manter a energia e deixar as coisas pararem. E esta festa tem este sentido especial, tem um significado especial nestes 20 anos”, elogiou o deputado estadual Zé Nunes, no ato. Em seguida, o prefeito de Turuçu lembrou que o município enfrenta problemas financeiros no momento de crise e também climáticos que afetam a produção de morango. “Mesmo assim a festa está com está com esta magnitude, pois são os 20 anos de Turuçu e nossa comunidade que tanto lutou merece esta comemoração. Temos uma festa com muita alegria, paz e união da comunidade para realizá-la e isso é o que nos deixa felizes. Nossa festa é marcante na região, somos a capital da pimenta, a terra do morango e temos que comemorar”, destacou Ivan Scherdien.


Gastronomia é destaque da festa
Durante os dois dias do evento, foi até difícil circular pelo Pavilhão da Agricultura Familiar, onde produtores e agroindústrias de Turuçu ofereciam aos visitantes os mais preciosos sabores da culinária local. Apenas do morango in natura, foram comercializadas 3,8 toneladas, número recorde do evento. “Superou todas as nossas expectativas, foi muito além do que esperávamos e só não vendemos mais por que em alguns momentos tivemos que voltar para as lavouras para colher mais morango, ficando sem produto na feira”, comenta ErmindoMilech, presidente da Associação de Produtores. Ele explica que o sol de três dias antes da festa ajudou a fruta a ficar madura e saborosa, após tantos dias de mal tempo que os preocupava.
De uma forma geral, os expositores comemoram o sucesso de vendas dos mais variados produtos a base do morango e também da pimenta, como licores, vinhos, cachaças, molhos e conservas, além de geleias. Grandes destaques foram o suco de morango, com mais de 2,5 mil copos vendidos e o espetinho de morango que superou as 5 mil unidades consumidas.

Com Informações de Cristian Iepsen

Nenhum comentário:

Postar um comentário