sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Oficina de confecção de bonecas negras acontece durante a 35ª Feira do Livro

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) promoveu durante a 35ª edição da Feira do Livro de São Lourenço do Sul uma oficina de confecção de bonecas negras. A atividade aconteceu durante a manhã desta sexta-feira (13) e foi coordenada pela professora Graziela Rinaldi da Rosa.

Adriana da Silva Ferreira, da Associação Quilombola de Coxilha Negra, desenvolveu as atividades de confecção com as participantes. Ela conta que também realiza a confecção de bonecas negras com crianças para divulgar a identidade negra nas escolas e que o trabalho também é uma forma de valorização da cultura afro descendente.


A professora Graziela explica a importância da realização da atividade durante a 35ª Feira do Livro. “O que se observa na grande maioria são bonecas brancas, o que acaba excluindo uma grande parcela da população brasileira, que é negra. Então, nós do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e  Indígena da FURG e do curso de Educação para o Campo, temos trabalhado  essa questão. Durante a confecção é problematizada a questão do preconceito racial e das desigualdades étnico raciais”, afirma.

As bonecas confeccionadas durante a Feira serão doadas para as crianças. Participaram da atividade, estudantes dos cursos de Agroecologia, Gestão Ambiental e Educação para o Campo da FURG, quilombolas, mulheres do movimento negro do município e a comunidade em geral. A 35ª Feira do Livro é uma realização da Prefeitura, através da Coordenadoria Municipal de Cultura e segue até o domingo (15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário