terça-feira, 24 de novembro de 2015

Experiências gaúchas no Caderno de Boas Práticas de Ater do MDA

Três trabalhos da Emater/RS-Ascar, instituição responsável pelo serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) oficial do Rio Grande do Sul, foram selecionados e estarão na edição deste ano do Caderno “Boas Práticas de Ater na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária”, e terão o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para a divulgação, compartilhamento e aplicação.  
As experiências foram organizadas em quatro eixos: Ater e Desenvolvimento Sustentável; Nova Ater; Ater e Políticas Públicas e Ater para Públicos Específicos, e se baseiam em casos de sucesso de agricultores familiares, assentados da reforma agrária, agentes e instituições de Ater. No eixo Nova Ater, o trabalho da Emater/RS-Ascar “Multimídias como Fator de Potencialização das Ações Socioassistenciais da Emater/RS-Ascar” foi um dos escolhidos; no eixo Ater e Políticas Públicas foram dois trabalhos, “Ações Desenvolvidas pelo Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Lajeado, no Âmbito do Seguro da Agricultura Familiar” e “A Dinâmica de Aters na Efetivação do PNAE no Município de Passo Fundo/RS”.

O Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER) da SAF/MDA, em conjunto com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Secretarias do MDA e Delegacias Federais do Ministério do Desenvolvimento Agrário (DFDA), organizaram as seleções estaduais para escolher as Boas Práticas de Ater, com a intenção de identificar e compartilhar referências inovadoras, com contribuição comprovada na ação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e na implementação de políticas públicas voltadas para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.
Os trabalhos selecionados na etapa estadual foram enviados à Comissão Nacional, que fez a seleção das três melhores iniciativas em cada uma das 14 categorias. As ações escolhidas, além de integrar o Caderno, serão apresentadas em um Seminário Nacional que acontece em Brasília na próxima semana, entre os dias 01 e 03 de dezembro.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Nenhum comentário:

Postar um comentário