sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea acontece em Dezembro

Autor da Lei Pietro (11.930/2009), que instituiu a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula, o presidente do PSB/RS, Beto Albuquerque, convidou nesta quinta-feira (19), o secretário de Saúde do RS, João Gabbardo, para participar das atividades da Semana, que ocorre anualmente de 14 a 21 de dezembro. “Salvar vidas por meio da doação de medula óssea é muito mais simples e rápido do que se imagina. Contamos com todos os brasileiros para avançar ainda mais no número de doadores cadastrados e de transplantes”, destacou o socialista.

O secretário aproveitou para convidar Beto para a reunião do Conselho Nacional da Saúde, que acontece na próxima quarta-feira (25), em Brasília. Na pauta estarão as limitações das cotas para o cadastro de doadores de medula, entre outros. “Precisamos rever essas limitações. Com a portaria do Ministério da Saúde, publicada em 2012, o Rio Grande do Sul, por exemplo, praticamente já esgotou sua cota de cadastramento de novos doadores, o que é um equívoco”, defendeu Beto. Outro ponto tratado foi a restrição de idade para doadores nos casos de anemias falciformes. “Foi uma conquista o reconhecimento de que o transplante de medula óssea é o único tratamento para curar essa doença no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Mas, a mesma portaria do Ministério da Saúde que autoriza a realização do transplante diz que somente as pessoas com, no máximo 16 anos de idade, podem se submeter ao tratamento. É inaceitável.”

No encontro, Beto também adiantou que apresentará proposta para que as secretarias estaduais de saúde de todo o país criem um canal de diálogo para a troca de informações em relação ao banco de doadores de medula. “Enquanto a limitação de doadores não for revista, é preciso que os estados que já atingiram a meta possam ajudar outros estados”.

Beto Albuquerque perdeu o filho Pietro, de 19 anos, em fevereiro de 2009, vítima de leucemia mielóide aguda. “Eu transformei a minha dor em luta e contamos com todos os brasileiros para avançar ainda mais no número de doadores e transplantes. Salvar vidas através da doação de medula óssea é muito mais simples e rápido do que se imagina”.

Neste ano, a abertura da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea ocorrerá em Recife, no dia 14 de dezembro. Nesse período, diversas atividades são realizadas em todo o País com o objetivo de incentivar o cadastro da população no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

Ala Pietro de Albuquerque – Inaugurada em junho de 2014, a ala Pietro Albuquerque do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) é a maior unidade de transplante de medula óssea (TMO) do Brasil. À época, o hoje secretário de saúde do RS, João Gabbardo, era o superintendente do hospital e justificou a homenagem à memória de Pietro graças ao engajamento de Beto na luta contra a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário