sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Deputado Zé Nunes cumpre agenda em Brasília

A agenda de hoje foi bastante positiva. No Ministério da Integração, acompanhados do deputado federal Henrique Fontana, tratamos da situação dos municípios que estão encaminhando seus processos em função das chuvas do último período. O ministro garantiu que os que têm projetos de recuperação serão atendidos diretamente pela Defesa Civil Nacional, com agilidade na liberação dos processos. Isso nos traz um alento, pois muitas comunidades estão precisando de ajuda neste momento.
A agilização nos processos das obras das pontes da divisa de São Lourenço do Sul e Canguçu, que foram destruídas com a enxurrada do final de 2013, também foram pauta de nossa reunião. Fomos informados de que, após serem realizadas as individualizações das ARTs, o projeto deve deslanchar.
No Ministério do Desenvolvimento Agrário conversamos com assessoria parlamentar e com a equipe da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério. Tratamos de possíveis projetos e iniciativas de apoio às cooperativas da agricultura familiar no RS, e de estudos do governo no sentido de reformulação do Pronaf.

Também tratamos dos projetos de diversificação na área do fumo e a necessidade de mais recursos, talvez até, com a constituição de um fundo específico. A criação de fundo da agricultura familiar, uma espécie de sistema de financiamento permanente também foi debatida nesta reunião.
Aproveitamos e apresentamos a conjuntura do sistema UNICAFES no RS, e a ideia de buscar projetos de suporte para assessoramento técnico.
Foi uma agenda pesada, mas que valeu muito à pena. Amanhã seguimos em reuniões nos Ministérios da Agricultura, da Educação e do Trabalho. À luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário