sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Contação de histórias é atração em Semana Científica e Cultural

Gestão Ambiental da BR-116/RS levou o universo lúdico a evento realizado em escola de Tapes

Com uma programação diversificada, a VI Semana Científica e Cultural da EMEF Martha Pereira Barbosa movimentou a comunidade escolar de Tapes entre os dias 9 e 13 de outubro. Show de talentos, cinema solidário, painel de debates e feira de ciências foram apenas algumas das atividades realizadas com o intuito de valorizar a diversidade de saberes no município. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da Gestão Ambiental (STE S.A.) da BR-116/RS, levou ao evento propostas lúdicas para abordar a temática dos cuidados ambientais no empreendimento.

A equipe do Programa de Educação Ambiental (PEA) apresentou duas sessões da Hora do Conto, uma prática narrativa que proporciona momentos de interação e de estímulo à imaginação das crianças, contribuindo assim para o processo de aprendizado. A bióloga Valéria Debom contou histórias sobre os animais e as plantas típicas da região, destacando a importância da biodiversidade e da preservação dos recursos naturais. Por meio da dinâmica das Lixeiras Superpoderosas, na qual cinco alunos recebem capas identificadas pelas cores da reciclagem, foram enfatizadas as causas e consequências do descarte irregular de resíduos na natureza. De acordo com a professora Evelise Duarte de Quadros, o assunto veio ao encontro do que foi discutido na feira científica. “A problemática do lixo apareceu em trabalhos de diferentes escolas, especialmente em função da enchente que atingiu a cidade em maio deste ano”.

                A equipe realizou ainda duas apresentações do teatro de bonecos Mirim e a Gestão Ambiental da BR-116/RS, mesclando informações das obras de duplicação com dicas do que cada um pode fazer para cuidar do planeta. Foram distribuídos, ao final do evento, dez exemplares do livro Nossos bichos: guia dos animais da região de Pelotas e Rio Grande – RS, com informações sobre a fauna que habita as regiões próximas a BR-116 e BR-392, entre Pelotas e Rio Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário