quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Agricultores familiares da região Sul começam a fornecer produtos para UFPel

Cooperativas da agricultura familiar da região Sul do Rio Grande do Sul a partir deste mês começarão a comercializar alimentos para o Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). As compras são feitas a partir do Programa de Aquisição de Alimentação (PAA), através das Compras Institucionais, que permite que as instituições federais possam adquirir no mínimo 30% de alimentos da agricultura familiar, e a vigência é até fevereiro de 2016.
De acordo com Érico Soares, coordenador da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar de Pelotas (UCP), os alimentos para o R.U. serão oferecidos por oito pequenas cooperativas de quatro municípios da região Sul, o que representa cerca de mil famílias de agricultores beneficiadas com a comercialização, que é articulada pela UCP.
Arroz, feijão, bebida láctea, carnes de frango e peixe, além de hortifrutigranjeiros (in natura e minimamente processados) são alguns dos produtos que serão fornecidos ao R.U., que já tem recebido um retorno positivo dos nutricionistas responsáveis e aprovação dos alunos quanto à qualidade dos alimentos.
A relação entre a UFPel e as cooperativas resultará no aumento significativo das vendas (só para o R.U. serão comercializados cerca de R$ 500 mil), no fortalecimento da intercooperação e na organização de um “calendário agrícola”, que vai apontar a produção em cada período do ano, auxiliando as nutricionistas na elaboração de cardápios futuros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário