segunda-feira, 16 de novembro de 2015

35ª Feira do Livro foi um grande sucesso

35ª Feira do Livro de São Lourenço do Sul movimentou o município na última semana
Esporte, música, dança e teatro marcaram a edição que aconteceu de 12 a 15 de novembro

“Três coisas me fazem escrever: o amor pelas pessoas, porque a minha melhor forma de estar junto com as pessoas é através daquilo que eu escrevo; o amor pela palavra porque é base do meu trabalho; e o amor pelo livro, porque por mais simples que seja, é o patrimônio de uma humanidade inteira e esse é  o verdadeiro significado do livro e do ato de escrever” – afirmou a escritora, professora de literatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e patronesse da 35ª Feira do Livro de São Lourenço do Sul, Jane Tutikian. Com o tema “Livro – agente transformador de uma vida melhor para todos e para cada um”, a Feira reuniu livreiros, escritores, músicos, artistas e compositores durante quatro dias para uma série de atividades que valorizaram o livro e a leitura.

Dez autores, além da patronesse Jane Tutikian, lançaram livros durante a Feira e participaram de rodas de conversa e sessões de autógrafos. Os proprietários dos sebos e livrarias que estiveram presentes durante a Feira relataram que durante os quatro dias puderam constatar um aumento de cerca de 60% na comercialização de livros em comparação ao ano anterior. Durante a Feira, aconteceu uma homenagem póstuma ao escritor e autor de obras consagradas na cultura brasileira, Ariano Suassuna. Rodas de conversa sobre as principais obras do autor e a exibição do filme “Auto da Compadecida” marcaram a homenagem. 

A Feira iniciou na quinta-feira (12) com a contação de histórias para crianças de 1º ao 3º ano das escolas do município. A atividade foi realizada pela equipe da biblioteca municipal e pelos alunos E.E.E.M. Cruzeiro do Sul e E.M.E.F. Marina Vargas, além da acadêmica do curso de Educação para o Campo da FURG, Janine Gomes.  Apresentações culturais aconteceram durante os quatro dias de Feira. 

A Banda Marcial da Escola Vicente Di Tolla, a Banda Musical Municipal Luiz Carlos Colvara e a Banda Marcial Monsenhor Gautsch participaram do evento através de apresentações. No domingo, o público pode prestigiar a apresentação do corpo coreográfico destas bandas que mesclaram ritmos do funk ao sertanejo, além da música pop e ritmos clássicos.

A Feira buscou agregar os diferentes ritmos musicais. O samba e o ritmo de choro estiveram presentes através do Trio Sovaco de Cobra que realizou o lançamento do CD “Visita a Avendano Junior”. Formado pelos músicos Jucá de León, no pandeiro; Silvério Barcellos, no violão de sete cordas; e pelo Gil Soares, na flauta, as composições ressaltam a música brasileira com ênfase  no choro e  no samba.

Tradicional durante a Feira, o concurso Criança Sorriso, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde reuniu crianças das escolas do município, através de um desfile que premiou o sorriso mais bonito. O coordenador de Saúde Bucal do município, João Henrique Kuhn, explica que o objetivo do concurso é motivar e promover ações que visem o cuidado coma saúde bucal. Nesse ano, a medalha de garota sorriso foi para a Rafaela Rodrigues Correa da E. E. E. M. Cruzeiro do Sul. Como garoto sorriso, o titulo foi para Roger Zehetmeyer Klug da escola multisseriada Davi Canabarro. O concurso também premiou a escola com a melhor torcida. O troféu foi para a E. E. E. F. Vicente Di Tolla.

Integrado à 35ª Feira do Livro aconteceu o 1º Encontro de Produção Fono Literária Independente, que buscou reunir artistas independentes para fortalecer a categoria. A atividade foi uma parceria entre a Prefeitura, através da Coordenadoria Municipal de Cultura juntamente com o artista lourenciano, Mário Freitas. Ele relata sobre a participação de grupos dos mais diversos segmentos com o Coletivo do Rock, segmentos da área nativista, hip hop e MPB. “Foi muito bem recebida pelo pessoal a ideia da busca e da integração do movimento musical. Durante o encontro umas das principais questões abordadas pelos participantes se refere às regulamentações necessárias para os espaços de gravação, o que dificulta e encarece a produção artística”, afirmou.  Freitas relatou ainda sobre a necessidade de organizar propostas de evento que dêem maior visibilidade ao pessoal que compõe e que produz poesia.

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) esteve presente durante a Feira do Livro de São Lourenço do Sul. A universidade, através do Núcleo de Estudos Afro brasileiros e indígenas, realizou uma oficina de confecção de bonecas negras. A atividade contou com a participação de Adriana da Silva Ferreira, da Associação Quilombola de Coxilha Negra. A professora Graziela Rinaldi da Rosa explicou sobre a importância da oficina com o público. “O que se observa na grande maioria são bonecas brancas, o que acaba excluindo uma grande parcela da população brasileira, que é negra. Então, nós do Núcleo de Estudos Afro brasileiros e indígena da FURG e do curso de Educação para o Campo, temos trabalhado essa questão” – disse. O público também pode participar da oficina de turbantes e de uma oficina sobre artesanato e cultura pomerana.
Foto: Ricardo Mattos/DECOM

A música erudita e o teatro tiveram espaço durante a 35ª edição. O Sesi Catedrais subiu ao palco principal da Feira no sábado, com uma apresentação da Sociedade Pelotense Música pela Música. No domingo, a apresentação circense do Sesi Circus trouxe a alegria com o malabarismo, teatro e a criatividade do grupo formado pelos alunos das oficinas promovidas pela entidade. 

O esporte também integrou a Feira com a realização da 2ª edição da Rústica do Conhecimento com corrida e caminhada. A rústica percorreu a orla da Lagoa com retorno a Praça Central Dede Serpa totalizando um percurso de 4,3 km. As crianças também puderam participar em uma categoria com percursos de 100m e uma categoria juvenil com percurso de 900m.

No palco da Feira, durante os quatro dias, os participantes puderam conferir reapresentações do 12º Escolarte. Também subiram ao palco, a Banda Road Rock Revival, Coral da AABB, Banda Fênix, projeto Orquestra Municipal e o professor de música Danilo Kuhn acompanhado pelos alunos. A 35ª Feira do Livro de São Lourenço do Sul foi uma realização da  Prefeitura, através da Coordenadoria Municipal de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário