segunda-feira, 18 de maio de 2015

XVII Lagoão de Futebol de Mesa reúne atletas de todo o estado

O XVII Lagoão de Futebol de Mesa aconteceu durante a sexta-feira (15), sábado (16) e domingo (17) no Grêmio Esportivo Lourenciano. O evento contou com a participação de mais de 90 competidores do todo o estado, consolidando-se como um dos maiores e mais tradicionais encontros de futebol de mesa gaúcho. 

A atividade teve o apoio da Prefeitura. Foram disputadas mais de 250 partidas nas categorias livre, sênior, juvenil e a especial Lagoinha, com uma repescagem dos competidores que não se classificaram.  O Lagoão de Futebol de Mesa reuniu botonistas profissionais, amadores e fabricantes de botões. O fabricante de botões, Gerson Oliveira, afirmou que começou a desenvolver a atividade por volta dos anos 90, mas que pratica o esporte desde 1970. “Comecei jogando com botões de plástico, o tradicional ‘panelinha’, daqueles que a gente encontra no supermercado” – disse. Oliveira conta que os botões são feitos peça por peça de forma artesanal, o que possibilita a criação de um time único e personalizado.

O arquitero Marcelo Bainy Curi participou do evento com a venda de adesivos personalizados para os botões.   Curi disse que joga futebol de botão desde pequeno e que desenvolve a atividade de criação de adesivos por hobby. “Quando eu era pequeno fazia botões de ossos para jogar com os amigos”, disse. O contato com esse esporte tradicional é passado de geração a geração. O arquiteto se alegra ao dizer que seu filho pré-adolescente já desenvolveu o gosto pela atividade e se tornou também um botonista.

Confira os vencedores do XVII Lagoão de Futebol de Mesa:

- Categoria Lagoão livre:
1º Lugar: Fábio Vergara – Canguçu
2º Lugar: João Garima – Rio Grande
3º Lugar: Edson Rodrigues – Santana do Livramento
4º Lugar: Luís Rodalles – Pelotas

- Categoria sênior:
1º Lugar: Benhur Batista – Canguçu
2º Lugar: Edson Rodrigues – Pelotas
3º Lugar: Dani Junqueira - Porto Alegre
4º Lugar: José Otávio Badia – Pelotas

- Categoria juvenil:
1º Lugar: Pedro Souza – Porto Alegre
2º Lugar: César Camargo – Passo Fundo
3º Lugar: Kauã Berteaux - Pelotas
4º Lugar:  João Vitor Nunes – Arroio Grande

- Categoria Lagoinha:
1º Lugar: Marcelo Curi – Pelotas
2º Lugar: Carlos Mário – Porto Alegre
3º Lugar: Carlos Camargo – Passo Fundo
4º Lugar: Antônio Gabriel – Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário