segunda-feira, 11 de maio de 2015

Dia D da Campanha Nacional de Vacinação aumenta número de imunizados contra o vírus da gripe

No sábado (09) aconteceu em todo país o dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus da gripe. Em São Lourenço do Sul, coordenada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação aconteceu em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que ficaram abertas das 09h às 17h na zona urbana e das 09h às 16h no interior.  A campanha acontece até 22 de maio e para realizar a vacina é necessário portar a Caderneta de Vacinação ou prescrição médica com CID e receita médica para portadores de doença crônica.

A vacinação é necessária para proteger o sistema imunológico contra o vírus Influenza causador da gripe. A vacina é gratuita e é fundamental que os portadores de doença crônica e grupos prioritários recebam a imunização. São grupos prioritários os portadores de doenças crônicas respiratórias, hepáticas, cardíacas, renais e neurológicas. Estão incluídos no grupo os diabéticos, obesos, imunossuprimidos (pacientes portadores de HIV ou que em tratamento com quimioterapia), câncer, transplantados e portadores de trissomia.

Até a manhã de segunda-feira (11), a campanha atingiu uma cobertura de 31,88% em crianças de seis meses a menores de cinco anos; 39,40% para trabalhadores da área de saúde;  40,61% para gestantes;  45,83% para mulheres que tiveram bebês há menos de 45 dias e 44,10%  em idosos, o que totaliza mais de 4,3 mil pessoas vacinadas e representa 41,39% de cobertura total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário