quinta-feira, 21 de maio de 2015

OS DEUSES E A CRISTIANIZAÇÃO POMERANA

Os wendes-pomeranos acreditavam em deuses que se manifestavam na natureza. Nos cultos às divindades, eram oferecidas as primícias das lavouras, como forma de agradar aos deuses.
A adoração aos deuses menores que supunham estarem presentes nas árvores, animais, riachos e lagoas, levou-os a suporem poderes, que estão presentes em toda natureza.
Dentre os deuses maiores, o maior deus dos wendes é Triglaw, que localizava-se na cidade de Stettin, destruído em 1124.
A cristianização começou a ocorrer em 12 de junho de 1124, quando o Duque Pomerano Wartislaw recebe em seu território, na localidade de Pyritz, o Bispo Otto de Bamberg com sua comitiva de forma pacifica e amistosa.
O Bispo Otto de Bamberg realiza o percurso de Pyritz até Wollin, um percurso de mais ou menos noventa quilômetros, construindo no caminho onze igrejas e batizando vinte e dois mil cento e sessenta e cinco pomeranos.
A conversão ao cristianismo inicialmente foi aceita por conveniências políticas.
Inicialmente os imigrantes pomeranos da nossa região, tiveram dificuldades na realização de seus cultos pela falta de pastores, normalmente o pastor era escolhido dentre os próprios imigrantes, aquele, que tivesse maior estudo, sendo transformada a igreja também escola para alfabetização dos filhos. É comum nos estatutos das comunidades religiosas, principalmente no meio rural, constar a escola e a obrigatoriedade dos pais colocarem os filhos na escola a partir dos sete anos.  
Atualmente a maioria dos pomeranos é ativo participante das comunidades luteranas, sendo o sentimento cristão muito forte na sua cultura. Junto aos prédios das Igrejas, normalmente são construídos salões comunitários que são utilizados para promoções sociais, festas, batizados, casamentos ou confirmações, normalmente equipados de louças e infraestrutura necessária.
Em nosso município em virtude do número elevado de pomeranos luteranos, integrantes das comunidades luteranas independente, confissão luterana, evangélica o dia da Reforma Luterana dia 31 de outubro é feriado municipal, sendo desenvolvido em conjunto pelas comunidades luteranas diversas atividades religiosas.  


Nilso Pinz
Funcionário Público Municipal
Pesquisador da Cultura Pomerana
Canguçu-RS

LEIA TAMBÉM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário