quinta-feira, 14 de maio de 2015

Zé Nunes trata da situação dos municípios em emergência

Em agenda realizada na quarta-feira (13), em Brasília, o deputado estadual Zé Nunes (PT), integrou a comitiva de prefeitos da Zona Sul do Estado, e tratou de temas relativos à região. A situação dos municípios em estado de emergência devido à estiagem pautou a reunião na Secretaria Nacional da Defesa Civil. A comitiva foi recebida por Alziro Alexandre Gomes.

Ao todo, 15 municípios decretaram situação de emergência. Destes, 10 estão com a situação homologada pela Defesa Civil do Estado, em análise na Secretaria da Defesa Civil, com perspectiva de ser reconhecida em portaria a ser publicada no máximo semana que vem. Os outros cinco estão em processo de tramitação. “Publicada a portaria, os municípios passam a contar com o apoio do governo federal. Precisam apenas preencher o Plano Detalhado de Respostas (PDR) disponível no site. É importante lembrar que as demandas devem ser para situações de emergência, para atendimento imediato e não de prevenção de problemas”, destacou Zé Nunes. Participaram da comitiva os prefeitos de Santa Vitória do Palmar, Eduardo Morrone, de Jaguarão, Cláudio Martins.

Orientações aos municípios para o Ministério da Integração Nacional

O processo é feito diretamente no site, nada em papel. As solicitações devem ser relacionadas ao atendimento de emergências, e não de prevenção. Municípios que ainda não possuem o cartão de pagamento da Defesa Civil, devem requerer imediatamente. O município deve buscar mais orientações na Secretaria Nacional da Defesa Civil, pelo telefone (61) 2034 5800.
Site para PDR: http://www.integracao.gov.br/defesa-civil/solicitacao-de-recursos/transferencias-obrigatorias 

Demandas possíveis:
-  Aluguel de carro-pipa para fornecimento de água para as famílias que residem no interior, para armazenamento de água
-  Aquisição de óleo diesel
-  Municípios em situação de extrema dificuldade podem solicitar bolsa-auxílio às famílias junto aos programas do Ministério do Desenvolvimento Social, no telefone (61) 2030-1001 ou (61) 2030-1002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário