quinta-feira, 14 de maio de 2015

Instituído o Pacto pela Zona Sul


Está firmado o Pacto pelo Desenvolvimento Econômico e Social da Zona Sul. A articulação foi coordenada pela Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), Consórcio Público do Extremo Sul (Copes), Conselho Regional de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Corede-Sul) e deputados estaduais durante reunião promovida nesta quinta-feira (14), em Porto Alegre, na Assembleia Legislativa.

Ao propor o tratado, o presidente da Azonasul, Eduardo Leite, prefeito de Pelotas, lembrou que a Região Sul vive, atualmente, um processo de reconversão, um esforço de retomada de seu dinamismo econômico, em razão dos esforços públicos e privados que estão acontecendo na região. Segundo Leite, o maior desafio é conseguir a integração de todos, incluindo os parlamentares, no sentido de hierarquizar pautas comuns para a superação dos gargalos, garantindo, desta forma, o desenvolvimento continuado para a região. “Por essa razão, estamos propondo este Pacto pela Zona Sul que deve caracterizar-se como um fórum de debates, projetos e ações, no âmbito do Legislativo Estadual”, disse.

Zé Nunes, ex-prefeito de São Lourenço do Sul, acompanhou a atividade e se disse motivado, já que a ideia partiu de instituições fortes da região Sul. “Esta iniciativa vai marcar tempo e história. Precisamos rever nossos conceitos e práticas e a criação deste grupo é coerente com os dias atuais. Os cinco deputados da Zona Sul têm muito o que fazer, afinal pensaremos o desenvolvimento sob a ótica regional”, avalia.

A maior expectativa da Azonasul é de que o Pacto conduza à formação espontânea de uma verdadeira atuação legislativa no formato de uma Bancada da Zona Sul, com atuação suprapartidária para tratar, dentro de uma ideia de consenso legislativo, dos grandes temas da pauta estratégica da região. Todos os deputados e perfeitos assinaram o documento. As reuniões ocorrerão mensalmente, na sede da Azonasul, em Pelotas e em Porto Alegre.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário