sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Sartori assina novo decreto coletivo de situação de emergência envolvendo 36 municípios

Mais um decreto coletivo de situação de emergência, envolvendo 36 eventos climáticos que atingiram municípios em decorrência das fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul, foi assinado pelo governador José Ivo Sartori, nesta quinta-feira (22), no Palácio Piratini.

O decreto classifica os municípios por evento, podendo ocorrer a repetição de cidades, como foi o caso de São Jerônimo, na Região do Delta do Jacuí. Considerando o decreto anterior, ainda neste mês, que abrangeu 26 cidades, até o momento 62 ocorrências colocaram 61 municípios em situação de emergência. O decreto assinado é válido por seis meses, e os municípios têm prazo de dez dias para apresentar relatórios de danos.

Sartori considerou a situação como "desespero climático", uma vez que apenas a Região Noroeste foi levemente afetada. "Todas as demais regiões do RS foram duramente castigadas. Nossa primeira ação é voltada para as pessoas. Estamos trabalhando incansavelmente no processo de ajuda humanitária, para então passarmos para a fase de recuperação", esclareceu.

De acordo com o chefe da Casa Militar e responsável pela Defesa Civil estadual, tenente-coronel Everton Oltramari, a primeira fase do processo, que é a de ajuda humanitária, vem sendo trabalhada com a União através do Ministério da Integração e com as prefeituras. Eestão sendo liberados materiais de construção, kits de higiene e limpeza, água potável, alimentos não perecíveis e, especialmente, assistência técnica nos processos das prefeituras enquadradas em situação de emergência, para que possam receber os recursos necessários para a fase seguinte, que é a de recuperação.

A nova fase permite com que os atingidos possam acessar programas como Bolsa Família, liberação de recursos do FGTS e refinanciamentos envolvendo a produção. 
Oltramari explicou que o Ministério da Integração está buscando, juntamente com o governo estadual, uma solução legal para que municípios maiores, como Canoas, Pelotas e Porto Alegre, que não se enquadram nas normas vigentes, possam também possam ser auxiliadas em seus processos de recuperação diante das intempéries. 
Conforme o último boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual, o Rio Grande do Sul tem 124 municípios afetados, 37.808 residências danificadas, 6.205 famílias desalojadas e 1.283 famílias desabrigadas. O total de pessoas atingidas é de 158.793.

Defesa Civil mantém o alerta de chuvas

Os temporais que têm causado estragos no Rio Grande do Sul não devem parar nesta semana. Conforme previsão do Centro de Monitoramento da Defesa Civil estadual, há risco de chuva forte e queda de granizo nos próximos dias na metade norte do Estado, abrangendo as regiões Norte, Noroeste, Missões, Serra e Centro.

O motivo da instabilidade é uma frente fria que está parada entre o norte gaúcho e Santa Catarina. Além disso, há uma área de baixa pressão no Paraguai, o que também contribui para a formação de fortes precipitações no Estado. Problemas ou situações de risco podem ser informados através do telefone de emergência 199.

Municípios em situação de emergência incluídos no decreto coletivo:

Arroio do Meio 
Amaral Ferrador 
Arambaré 
Bom Princípio 
Cacequi 
Cachoeirinha 
Candelária 
Caraá 
Cristal 
Dom Feliciano 
Dom Pedrito 
Faxinal do Soturno 
Gramado Xavier 
Ibarama 
Ibirapuitã 
Jaguari 
Jaguari 
Jari 
Lagoa Bonita do Sul 
Nova Santa Rita 
Passa Sete 
Passo do Sobrado 
Restinga Seca 
Restinga Seca 
Rio Pardo 
Rio Pardo 
Santa Tereza 
Santana Livramento 
São Francisco de Assis 
São Jerônimo 
São José do Norte 
São Lourenço do Sul 
São Martinho da Serra 
São Vicente do Sul 
Sapucaia do Sul 
Sobradinho 
Taquara 
Uruguaiana 
Vera Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário