quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Agroindústria do município de Herval recebe certificado do PEAF

A equipe do Escritório Municipal de Herval realizou, nesta segunda-feira (26/10), a entrega do Certificado de Inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF) para a agroindústria Laticínios Herval. O ato aconteceu na sede da agroindústria e contou com a participação dos extensionistas Thiago Brum das Neves, Caroline Quadros, Ana Paula Barros e Maria Katia, do supervisor regional, Ricardo Bonini Afonso e do médico veterinário do Serviço de Inspeção Municipal, Robson Rivero, representando o Secretário de Agropecuária e Desenvolvimento, Fernando Silveira.  
“Estou muito feliz por estas conquistas, agora temos também o registro sanitário no CISPOA, que possibilita a venda dos produtos lácteos em todo o Rio Grande do Sul”, comemora a agricultora familiar, Isolda Sampaio Lund. A Laticínios Herval é a quarta agroindústria familiar da região de Pelotas que trabalha com leite a conquistar o Certificado do PEAF, estando com registro na CISPOA. As outras três são a Laticínios Mãe Natureza, do município de Pedras Altas, Laticínios COOPAVA, de Piratini e Laticínios Terra Belas, de Turuçu.
Somadas, as quatro agroindústrias possuem capacidade instalada para processar mais de 20 mil litros de leite por dia e produzir o leite fluido pasteurizado, queijos, iogurte e bebida láctea. Como as agroindústrias são familiares, podem vender também para os programas das compras institucionais em todos os municípios do Estado.
A legalização da agroindústria oportunizou ainda a sua adesão à Rede de Comercialização dos produtos da Agricultura Familiar da região sul - Banca 78, com ponto de venda no mercado público de Pelotas.

Conforme o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Thiago Brum das Neves, a instalação deste empreendimento familiar no município representa uma grande conquista para todas as parcerias envolvidas, principalmente a família, que lutou durante anos para chegar até este momento. A agroindústria beneficia hoje aproximadamente três mil litros de leite por dia, produzindo principalmente a bebida láctea e os queijos, que sempre foram tradicionais na família. “Isto é um marco na história do Escritório Municipal e de toda a estrutura regional da Emater, que auxiliou uma família na busca de um sonho”, comenta Neves.
Isolda destacou que foi uma luta diária e hoje ela se sente orgulhosa de dizer que está no mercado com um produto de excelente qualidade, o que só foi possível devido aos cuidados que ela consegue ter com a produção em pequena escala. Outro fato relevante salientado pela agricultora é que sua produção está localizada em um município pequeno, com dificuldades econômicas e que desta forma a sua agroindústria passa a ser uma oportunidade de geração de emprego e renda para outros produtores associados.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Nenhum comentário:

Postar um comentário