segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Prefeito Daniel Raupp visita área para manejo de resíduos sólidos

Na manhã de segunda-feira (19), o prefeito Daniel Raupp visitou a nova área adquirida pelo município para o manejo de resíduos sólidos. A escritura da área foi assinada na quarta-feira (14), no Cartório de Registro de Imóveis. Com oito hectares, o lote está localizado a 5km da zona urbana, na Estrada Camponesa, localidade de Divisa.

O secretário especial de Gabinete, Amilton Neutzling, a secretária municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Andréa Citrini, o engenheiro da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Ivan Gorniak, e a bióloga da Prefeitura, Maria Cecília Monteiro integraram a comitiva que visitou o local. A Prefeitura investiu R$ 144.900,00 (cento e quarenta e quatro mil e novecentos reais) na aquisição da nova área, recursos deliberados pelo Conselho do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada, parceria entre o Executivo e a Corsan que tem como objetivo garantir investimentos na área do saneamento.

A aquisição da nova área tem como objetivo adequar as ações de manejo dos resíduos sólidos em São Lourenço do Sul à Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei Nº 10.305, de 02 de agosto de 2010. Com a nova legislação, as Prefeituras devem priorizar a não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, para apenas os rejeitos finais serem descartados em aterros sanitários. A nova área não terá função de aterro sanitário, mas de manejo dos resíduos sólidos. No local, será realizada uma triagem, visando o máximo aproveitamento dos resíduos, como, por exemplo, ações de compostagem e coleta seletiva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário