segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Prefeito Daniel Raupp promove mudança no secretariado


Desde a segunda-feira (26), São Lourenço do Sul conta com novo secretário especial de Gabinete e novo secretário municipal de Obras e Urbanismo. O prefeito Daniel Raupp nomeou Francisco Fagundes para assumir a Secretaria Especial de Gabinete (SEG) e Amilton Neutzling para assumir a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo (SMOU).
 
Amilton Neutzling e Francisco Fagundes integram a equipe mais antiga de secretários municipais, com uma experiência nas três últimas gestões, atuando respectivamente, a frente da Secretaria Especial de Gabinete e da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo. Ambos foram responsáveis por uma série de conquistas para a comunidade lourenciana, com uma atuação muito elogiada pelo prefeito Daniel Raupp.
 
Raupp afirma que tanto a SEG quanto a SMOU são estruturas fundamentais para o desenvolvimento do município. Com a troca, o prefeito espera dar novo fôlego às secretarias, possibilitando uma renovação na prestação dos serviços.
Raupp explica que a SMOU é uma das secretarias mais cobradas e demandadas pela comunidade, pois está sempre na rua em serviço. “A Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo hoje tem condições operacionais muito melhores para sua atuação. O processo de estruturação foi de muitas dificuldades, mas também de muitas conquistas. O Francisco pode contar com todo o apoio dos servidores e isto é fundamental em uma secretaria tão grande e com tantas atribuições” – afirma. “O Francisco conheceu a realidade da zona urbana, buscou aprender e se qualificou muito neste período, em termos de infraestrutura e também no trabalho das equipes. Tenho muito a agradecer pelos serviços prestados, com toda atenção, de forma muito eficiente” – destaca.
 
Raupp salienta que na Secretaria Especial de Gabinete, Francisco contará com o apoio de todas as equipes e que sua experiência como gestor é fundamental para dar continuidade ao trabalho desenvolvido por Amilton. “O Amilton é uma pessoa muito resolutiva, com uma eficiência muito grande para solucionar questões burocráticas. Trabalha valorizando as qualidades de cada servidor, com um relacionamento muito humano. Muitas vezes ficava sobrecarregado com questões que poderiam ser resolvidas pelos secretários responsáveis por cada área” – destaca. Raupp agradeceu pelos serviços prestados por Amilton e pelas importantes conquistas em diversas áreas. Amilton passa a comandar a SMOU.
 
Entre as conquistas à frente da SMOU, Francisco Fagundes é responsável por diversas mudanças positivas desde que assumiu a gestão. Francisco promoveu avanços significativos que começam pela estrutura da SMOU. O deslocamento da gestão para um prédio próximo aos servidores, a ampliação do espaço físico, a aquisição permanente de máquinas e equipamentos, a manutenção da frota, a implantação de um posto de combustíveis próprio, a organização das equipes e departamentos são um exemplo destes avanços.
 
O manejo dos resíduos sólidos também foi uma área priorizada pela SMOU, com a criação de um calendário de limpeza urbana com rotas definidas para cada tipo de lixo, a gestão responsável dos resíduos sólidos, com a criação de novas áreas de manejo e inclusive do Ecoponto, para recolhimento de pneus e lixo eletrônico. Áreas verdes foram recuperadas e pontos críticos que sofriam com constantes alagamentos tiveram o problema solucionado com os investimentos em obras de drenagem urbana e a aquisição de um caminhão hidrojateador, utilizado na desobstrução das redes, assim como de retroescavadeira e escavadeira hidráulica, fundamentais para qualificar o trabalho de construção de novas redes e manutenção das antigas.
 
Nos últimos anos, mais de R$ 2 milhões foram investidos na aquisição de veículos e maquinário para potencializar a prestação de serviços, como o rolo compactador para o trabalho de manutenção da infraestrutura viária. O Rio São Lourenço recebe atenção permanente, com ações de limpeza e conservação das margens. Com o Reluz, a  iluminação pública também recebeu melhorias. A regionalização dos serviços da SMOU permite um trabalho intenso direcionado a cada um dos bairros lourencianos, para melhorar a infraestrutura.
Amilton teve uma atuação fundamental a frente da SEG. Entre as principais conquistas, podem ser destacadas o Orçamento Participativo, a criação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – com forte atuação em São Lourenço do Sul, a implantação de um quartel do Corpo de Bombeiros e um posto de identificação, assim como  uma gestão mais próxima da comunidade e dos servidores municipais. O planejamento referente à mobilidade urbana, a ampliação dos canais de informação com os lourencianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário