segunda-feira, 26 de outubro de 2015

ENEM: nível de dificuldade aumenta, mas segue dentro do esperado”, afirma Diretor do Anglo


Assim como no primeiro dia, prova deste domingo foi mais exigente que nos últimos anos e deve classificar os melhores candidatos  
  
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 reuniu mais de 7 milhões de candidatos neste final de semana. No sábado, os estudantes responderam a questões de ciências da natureza e ciências humanas. Já no domingo, além das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias, eles ainda tiveram de encarar uma redação sobre o tema violência contra a mulher. O Diretor de Ensino do Anglo Vestibulares e Autor do Sistema Anglo de Ensino, Paulo Moraes, comenta os pontos principais do exame. 
  
2º dia: 
  
“No domingo, os candidatos encararam uma prova bem elaborada e mais difícil em relação aos últimos anos. Em matemática e suas tecnologias, por exemplo, o uso de textos mais longos e cálculos mais trabalhosos demandaram maior tempo do participante. Devido à dimensão que o Enem está atingindo, é uma tendência que o grau de dificuldade aumente e que ele se assemelhe aos grandes vestibulares. Assuntos como função trigonométrica e logaritmo, típicos de outros processos seletivos, apareceram com mais frequência este ano. Em geral, matemática teve questões bem contextualizadas e foi uma prova que ajudou bastante o aluno que entendeu o método de correção do Enem, a TRI. Ou seja, aquele que começou pelas perguntas mais fáceis, seguiu para as médias e por último as mais difíceis tem mais chances de obter um bom resultado.” 
  
“A respeito de linguagens, códigos e suas tecnologias, o Enem parece ter consolidado um estilo de prova com textos longos e de grande variedade, desde peças publicitárias a obras de arte, que puderam avaliar o aluno de forma ampla. Em geral, as questões foram de grau médio a difícil e certamente foram mais complicadas para o candidato que não estava familiarizado com a leitura no seu dia a dia. Já sobre a redação, o tema ‘Persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira’ foi atual e relevante. Porém, foi um assunto mais palpável em comparação às edições anteriores, porque é muito difícil, ao longo de um ano, que um estudante não tenha refletido sobre essa questão. Espera-se que em sua redação o aluno tenha reconhecido que a violência contra a mulher é um fato e, qualquer manifestação que negue isso, não é algo esperado de alguém que queira ingressar no Ensino Superior.” 
  
1º dia: 
  
“As provas de ciências humanas e ciências da natureza foram as melhores dos últimos anos nas suas áreas. As questões tiveram um grau de dificuldade de médio para difícil e foi exigido conteúdo, mas sem ser conteudista. Muitos alunos vão achar que a prova estava difícil, mas é certo que ela classificará os candidatos mais bem preparados”. 
  
“Para esta primeira parte do exame, a prova foi muito bem contextualizada e cobrou do candidato bastante repertório. Em ciências humanas exigiu-se a leitura cautelosa de texto, tabelas, gráficos e imagens. No âmbito das ciências da natureza, destacam-se temas do dia-a-dia: foram citadas questões sobre primeiros-socorros, dengue e outros assuntos do cotidiano”. 
  
“Para que o aluno realizasse uma boa prova, era necessário ter maturidade intelectual e uma boa noção dos conteúdos. Quem estudou na base de resumos e decorebas certamente não conseguiu um bom desempenho”. 
  
O Anglo Resolve – para saber mais detalhes sobre o exame, basta acessar o site www.cursoanglo.com.br. Pelo link, os internautas têm à disposição a resolução completa das 180 questões do Enem 2015, com comentários escritos e em vídeo. O acesso é gratuito. 
Sobre o Anglo Vestibulares (www.cursoanglo.com.br) – O Anglo Vestibulares iniciou suas atividades em São Paulo na década de 1950, sendo o primeiro curso preparatório para vestibular do país. Vinte anos mais tarde, expandiu a sua atuação para o Ensino Médio, com o Sistema Anglo de Ensino que, hoje, fornece material estruturado, da Educação Infantil ao Pré-Vestibular, para escolas conveniadas de todo o país. Atualmente, o curso conta com 9,1 mil alunos em quatro unidades. Reconhecido pelos altos índices de aprovação em vestibulares, seus alunos preenchem entre 50% e 60% das vagas das melhores universidades do Brasil. Desde 2010, o Anglo integra o portfólio de escolas e cursos da SOMOS Educação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário