O lançamento do Programa Compra São Lourenço do Sul aconteceu nesta sexta-feira (04). Com o programa, as micro e pequenas empresas locais terão a possibilidade de maior participação nos processos licitatórios de compras publicas do município. A solenidade aconteceu na Associação Comercial e Industrial (ACI/CDL).
O objetivo do programa é buscar a mudança da cultura das micro e pequenas empresas através da revisão e adequação dos procedimentos e fluxos do município. A implementação do programa busca aprimorar a eficiência nos processos licitatórios e fortalecer os pequenos negócios locais, além do fomento à geração de emprego.
Conforme dados atualizados no mês de novembro, das 94 licitações realizadas no município, 56 licitações foram exclusivas para micro e pequenas empresas. Em 2015, cerca de R$ 44 milhões foram homologados em compras publicas com previsão de contratos para até cinco anos. Deste valor, mais de R$ 17 milhões já foram contratados. Dos contratos realizados em 2015, R$ 5.495.120,16 (cinco milhões e quatrocentos e noventa e cinco mil e cento e vinte reais com dezesseis centavos) foram contratados somente de micro e pequenas empresas e, deste valor, R$ 3.547.983,56 (três milhões e quinhentos e quarenta e sete mil e novecentos e oitenta e três reais com cinqüenta e seis centavos) foram contratados somente de micro e pequenas empresas lourencianas.
Fotos: Ricardo Mattos/DECOM
O prefeito Daniel Raupp explica que é necessário buscar novas formas de atuação para desburocratizar os processos licitatórios. “Queremos que os recursos gerados no município fiquem no município e fomentem a economia local, além de gerar empregos. Estamos dando esse passo juntamente com o SEBRAE na facilitação e mobilização para que os pequenos e micro empreendedores locais possam participar das compras do município” – afirma.
Prefeitura de São Lourenço do Sul
Departamento de Comunicação (DECOM)
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