sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Prais de São Lourenço do Sul próprias para banho na primeira análise


Os primeiros resultados do Projeto Balneabilidade para o Verão 2015-2016 indicam a condição de próprios para banho em todos os 33 pontos monitorados no Litoral Norte. No Litoral Médio, foram considerados impróprios para banho os pontos localizados no Camping dos Pinhais, em Tapes, e na Guarita 15, em Rio Grande. Também estão impróprios quatro pontos na Bacia Hidrográfica do Uruguai, na Praia do Passo Real, em Dom Pedrito; Praia das Areias Brancas, em Rosário do Sul; Balneário de Mata, em Mata e Balneário Distrito Ernesto Alves, em Santiago. No Litoral Sul foi apontado como impróprio para banho o ponto localizado no Camping Municipal, em Pedro Osório. Na Região Hidrográfica do Guaíba aparecem condições impróprias para banho em três dos 14 balneários monitorados. São eles: Praia do Encontro, em São Jerônimo; Praia da Alegria, em Guaíba; e Praia Carlos Larger, em Candelária. 
Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (18), depois de contabilizados os resultados de cinco amostragens que validam a condição de balneabilidade, de acordo com a Resolução Conama 274/2000. As coletas do Projeto Balneabilidade iniciaram no final na segunda semana de novembro e serão colhidas 16 amostragens, finalizando em 4 de março. Serão monitorados 83 balneários, em 43 municípios, durante o desenrolar do projeto.  
Na imagem um dos pontos de coleta

As placas que indicam a condição de banho estão instaladas junto aos locais de amostragem. Os pontos monitorados estão assim distribuídos:

- Região Hidrográfica do Guaíba: 14 
- Região Hidrográfica do Uruguai: 12
- Região Hidrográfica do Litoral: 57, sendo 33 pontos no Litoral Norte, 19 no Litoral Médio e 5 no Litoral Sul.
INFORMAÇÕES GERAIS:
Frequência das coletas: semanal;
Coletas feitas na segunda-feira;
Resultados divulgados: sexta-feira pela manhã;  
Parâmetro analisado: Escherichia coli em NMP/100 mL (número mais provável em 100 mililitros de água);
Resolução Conama nº 274 de 29 de novembro de 2000. 
I = IMPRÓPRIA
Quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, houver, no máximo mil Coliformes Termotolerantes ou 800 Escherichia coli por cem mililitros.
P = PRÓPRIA
Quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, os resultados das análises forem superiores a mil Coliformes Termotolerantes ou 800 Escherichia coli por cem mililitros, ou quando o valor obtido na última amostragem for superior a 2,5 mil Coliformes Termotolerantes ou 2 mil Escherichia coli por cem mililitros. 
Os resultados completos com as informações e todos os locais monitorados estão disponíveis no site da Fepam, no banner Projeto Balneabilidade 2015-2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário