O Dia Nacional da Economia Solidária é comemorado nesta terça-feira (15). A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (SMTIC) possui um departamento dedicado ao fortalecimento destes grupos que agregam o trabalho formal e informal, a gastronomia e o artesanato.
São Lourenço do Sul possui 11 grupos de Economia Solidária: a Associação Caminho dos Pomeranos; Associação dos Artesãos de São Lourenço do Sul; Associação de Pescadoras Amigas de São Lourenço do Sul; Cooperativa de pescadores profissionais e artesanais; Grupo Arte na Rua; grupo artesãos mãos de arte; grupo produtoras de flores; Lokomotiva; grupo Pérola da Lagoa; e a Associação de Mulheres Negras.
Os grupos de Economia Solidária trabalham com diferentes produtos além da participação das agroindústrias presentes no município. No artesanato, os visitantes podem encontrar crochês, tricôs, almofadas e produtos decorativos. Na gastronomia, a comercialização de doces; rapaduras; produtos agro ecológicos; sucos, schimier e produtos típicos da gastronomia alemã e pomerana; além da produção de vinhos e comercialização de flores.
Foto: Ricardo Mattos/DECOM
A responsável pelo departamento de Economia Solidária do município, Daniela Lessa, explica que os grupos mantêm um espírito de cooperação. “Através da Economia Solidária conseguimos agregar os trabalhadores formais e informais que desempenham determinada atividade e que querem mostrar seu trabalho. Com isso, garantimos espaços de divulgação. Cada grupo e cada participante da Economia Solidária expressa em sua atividade um pouco de sua cultura adquirida e de seus costumes”, afirma.
A Economia Solidária do município promove anualmente o tradicional Jantar Sabores Culturais que agrega pratos da culinária típica brasileira. Os pratos são produzidos pelos próprios grupos e o evento conta com música ao vivo para animação. Os grupos participam dos eventos que acontecem no município e interior e a Prefeitura disponibiliza transporte e espaço para que os mesmos possam divulgar seus produtos. Desde o mês de dezembro do ano passado existe o Centro Público de Economia Solidária. O espaço é um quiosque localizado na Ponta da Ilha na praia, sob a gestão da Associação Caminho Pomerano. No local, os visitantes podem encontrar três opções de cafés temáticos, além de pratos especiais, preparados com produtos da Coopesca, Caminho Pomerano e Agricultura Familiar.
É de responsabilidade da Economia Solidária, a regularização e padronização de vendedores ambulantes e donos de trailers. Para poder comercializar bebidas, lanches e alimentos nas praias lourencianas, os ambulantes precisam passar por uma inspeção na Secretaria Municipal de Saúde, no setor de Vigilância Sanitária. A inspeção garante ao vendedor uma licença que comprova as boas condições de higiene para os produtos. Após, é necessário a retirada de um alvará, no Departamento de Economia Solidária para regularização conforme a legislação e a definição de um espaço para que o vendedor possa atuar.
Para se tornar membro da Economia Solidária do município, basta ir na SMTIC, localizada na Rua Senador Pinheiro Machado, n° 169, no departamento de Economia Solidária e fazer a inscrição. O processo é simples e garante ao trabalhador formal e informal um espaço para divulgação e dinamização de seu trabalho. Mais informações, através do fone (53) 3251-9530 – Economia Solidária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário