O Ministério da Integração Nacional aprovou a liberação de R$ 2.194.545,60 (dois milhões cento e noventa e quatro mil quinhentos e quarenta e cinco reais e sessenta centavos) para investimento em obras de reconstrução da infraestrutura pública destruída pelo desastre ocorrido em São Lourenço do Sul em outubro, quando fortes chuvas atingiram o município causando alagamentos e danos em diversos pontos da zona urbana e rural. A situação de emergência, decretada pelo município, foi reconhecida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, através da Portaria Nº 2014/2015.
Entre as obras contempladas, destaca-se a recuperação da Orla da Praia, com investimento de até R$ 369.408,00 (trezentos e sessenta e nove mil quatrocentos e oito reais). Estão previstas a recuperação dos trechos danificados do calçadão, da sinalização da ciclovia, além da colocação de areia e lixeiras.
Foto: Guilherme Kruger/DECOM
Segundo a secretária municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Andréa Citrini, as obras devem iniciar na segunda quinzena de janeiro, com um cronograma de 60 dias. Ela explica que por tratar-se de uma obra emergencial, há dispensa de licitação, e que o termo de compromisso será assinado após a contratação da empresa.
Andréa também relata que o processo para a liberação de recursos é diferente neste caso. Primeiro, a Prefeitura elaborou um plano de trabalho destacando as obras necessárias. Este plano foi analisado pelo Ministério da Integração Nacional, que definiu as obras que estariam adequadas a receberem investimentos.
Além da recuperação da orla da praia, também foram contempladas a reconstrução da ponte da Costa Alegre, no 5º Distrito, na zona rural, com investimento máximo de R$ 368.550,00 (trezentos e sessenta e oito mil quinhentos e cinquenta reais), e a contenção das margens do Rio São Lourenço e do Arroio Carahá, com investimento de até R$ 1.456.587,60 (um milhão quatrocentos e cinquenta e seis mil quinhentos e oitenta e sete reais e sessenta centavos). Estes dois itens serão encaminhados para licitação em breve.
Prefeitura Municipal
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