sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

FEPAM aponta 12 pontos impróprios para banho na segunda análise do Projeto Balneabilidade 2015/2016

segunda análise do Projeto Balneabilidade 2015/2016 indica condição imprópria para banho em 12 pontos monitorados pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). No Litoral Norte, todos os pontos estão próprios para banho. No Litoral Médio, a Praia da Barrinha (em São Lourenço do Sul), a Guarita 15 no Balneário Cassino (em Rio Grande) e o Camping dos Pinheirais, em Tapes, estão liberados. Já no Litoral Sul, o Camping Municipal, em Pedro Osório, está impróprio para banho.

Na Bacia Hidrográfica do Uruguai, são quatro os pontos impróprios: o Balneário Caverá, em Alegrete; a praia do Passo Real, em Dom Pedrito; a praia das Areias Brancas, em Rosário do Sul do Sul; e o balneário Distrito Ernesto Alves, em Santiago.

Na Região Hidrográfica do Guaíba, aparecem condições impróprias para banho também em quatro dos 14 balneários monitorados. São eles: Passo do Verde, em Santa Maria; Balneário Santa Vitória, em Rio Pardo; e Praia da Alegria e Praia da Florida, em Guaíba.

Os dados foram divulgados depois de serem avaliados os resultados das últimas cinco amostragens. As análises validam a condição de balneabilidade de acordo com a Resolução Conama 274/2000. As coletas do Projeto Balneabilidade se iniciaram no final da segunda semana de novembro. Até 4 de março, serão colhidas 16 amostragens e monitorados 83 balneários, em 43 municípios.

Placas

As placas indicando a condição de banho estão instaladas junto aos locais de amostragem. Os pontos monitorados estão assim distribuídos:

Região Hidrográfica do Guaíba: 14

Região Hidrográfica do Uruguai: 12

Região Hidrográfica do Litoral: 57, sendo 33 pontos no Litoral Norte, 19 no Litoral Médio e 5 no Litoral Sul

Informações gerais

Frequência das coletas: semanal

Parâmetro analisado: Escherichia coli em NMP/100 ml e Coliformes termotolerantes

(Resolução Conama nº 274, de 29 de novembro de 2000)

Condição imprópria

Quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo mil Coliformes termotolerantes ou 800 Escherichia coli por cem mililitros.

Condição própria

Quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, os resultados das análises forem superiores a mil Coliformes termotolerantes ou 800 Escherichia coli por cem mililitros, ou quando o valor obtido na última amostragem for superior a 2,5 mil Coliformes termotolerantes ou 2 mil Escherichia coli por cem mililitros. (FEPAM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário