sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Médicos ameaçam parar em São Lourenço do Sul

A partir da madrugada desta sábado (19), a comunidade de São Lourenço do Sul poderá ficar sem alguns serviços no Pronto-Socorro do Hospital da Santa Casa de Misericórdia. O atendimento pediátrico, anestesiológico, cirúrgico, obstetrício e clínico deverá ser suspenso, pois os médicos que atuam no local estão sem receber o salário referente a outubro deste ano. Disponível à população, ficará apenas o serviço de urgência e emergência, caso a situação, de responsabilidade do governo do Estado, não seja regularizada ainda nesta sexta-feira.

De acordo com o delegado do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Mário Strelow, são cerca de 20 médicos contratados por Recibo de Pagamento Autônomo (RPA) que atuam como plantonistas e sobreaviso. A suspensão foi comunicada em aviso prévio há 30 dias, informando que se a situação não fosse regularizada até hoje a paralisação iria acontecer. “O contrato prevê que se o profissional não recebe, ele pode notificar o aviso prévio”, diz.

O presidente e administrador da Santa Casa de São Lourenço, José Ney Lamas, afirma não ter sido comunicado sobre a paralisação. A falta de pagamento, segundo ele, ocorre pelo atraso nos repasses do governo do Estado. Lamas ainda ressalta que a população não será prejudicada, pois o serviço de urgência e emergência será mantido. Já o secretário municipal de Saúde, Arilson Cardoso, reforça o motivo da dívida da Santa Casa com os funcionários: a Secretaria Estadual de Saúde não efetuou o pagamento. Por este motivo estariam contatando a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), órgão com a responsabilidade de contratar os serviços.

Os atendimentos não realizados no município devem ser encaminhado a Pelotas. A secretária da Saúde do município, Arita Bergmann, destaca que o Pronto-Socorro de Pelotas é serviço de referência em urgência e emergência na região e atende a todos. “Nós estamos preparados para recebê-los”.

O que diz a 3ª Coordenadoria 
De acordo com o coordenador adjunto Gabriel Andina, no mês de setembro a Santa Casa recebeu a linha de crédito que estava atrasada, referente a 2014, até setembro de 2015. “A informação que tive do diretor em Porto Alegre é que a verba do mês de outubro foi paga”. Porém, esse dado só poderá ser confirmado ainda. Até ontem Andina não havia recebido nenhuma reclamação do Hospital, nem informações sobre a paralisação dos médicos. (Diário Popular)

ATUALIZADO
Médicos descartam paralisação. clique aqui e saiba mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário