segunda-feira, 22 de junho de 2026

São Lourenço do Sul participa do 2º Encontro Estadual de Conscientização Contra a Violência à Pessoa Idosa


São Lourenço do Sul esteve representado no 2º Encontro Estadual de Conscientização Contra a Violência à Pessoa Idosa, realizado na última sexta-feira (19), em alusão ao Junho Violeta, mês dedicado à conscientização e ao combate às diferentes formas de violência contra a população idosa.

Participaram do encontro o presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI), Eliezer Damé, e a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Daniele Amaral. Durante o evento, foram acompanhados painéis, palestras e debates que abordaram temas relacionados à proteção, garantia de direitos e enfrentamento das diversas formas de violência que atingem as pessoas idosas.

A participação de São Lourenço do Sul reforça o compromisso do município com a promoção do envelhecimento digno, o respeito aos direitos das pessoas idosas e a construção de uma sociedade mais consciente, acolhedora e livre de qualquer forma de violência.

 https://www.saolourencodosul.rs.gov.br/portal/noticias/0/3/8247/sao-lourenco-do-sul-participa-do-2-encontro-estadual-de-conscientizacao-contra-a-violencia-a-pessoa-idosa

Escola Técnica Estadual Santa Isabel informa novo número de telefone

 


📢 COMUNICADO IMPORTANTE

A Escola Técnica Estadual Santa Isabel (ETESI) informa que houve alteração em seu número de celular para atendimento, ligações e WhatsApp.

📱 Novo número:

(53) 3805 1222

Solicitamos que todos os alunos, responsáveis, empresas parceiras e comunidade atualizem nossos contatos em suas agendas.

A partir desta data, os atendimentos e comunicações via telefone e WhatsApp serão realizados, exclusivamente, pelo novo número informado.

Agradecemos a compreensão e permanecemos à disposição para atendê-los.

🏫 Escola Técnica Estadual Santa Isabel – ETESI

Festa da Colheita da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Três de Julho de Prado Novo

 Administração Municipal recebe organizadoras da Festa da Colheita da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Três de Julho de Prado Novo

Nesta segunda-feira (22), o Prefeito Zelmute Marten e a Vice-prefeita Fernanda Bork receberam, juntamente com a Secretária da Fazenda Elis Regina, a presidente da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Três de Julho de Prado Novo, Sabrine da Silva e Márcia Hax, uma das festeiras deste ano, que convidaram a Gestão Municipal para a festa que acontece no dia 5 de julho de 2026.

A programação do festejo conta com Culto de Ação de Graças, almoço com sopa, churrasco, saladas, doces e copa. Além de café colonial e outros jogos característicos das festas do interior de São Lourenço do Sul. A animação da festa será realizada pelo Musical Boa Esperança (à tarde) e Banda Novo Horizonte (à noite).

A Administração Municipal ressalta a importância de valorizar e respeitar todas as manifestações religiosas presentes em São Lourenço do Sul, reconhecendo sua relevância cultural, social e comunitária para o fortalecimento da fé, da tradição e da convivência harmônica em nosso município.

Prefeitura de São Lourenço do Sul destaca aviso meteorológico para os próximos dia


 A Defesa Civil Municipal divulga um aviso meteorológico para os próximos dias no Rio Grande do Sul. ⚠️

De acordo com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CMDEC), uma massa de ar polar avança sobre o estado entre os dias 23 e 26 de junho, provocando um período de frio intenso e persistente.

No mapa, São Lourenço do Sul está em cenário de atenção, assim como outras cidades da região sul do Estado, devido à previsão de temperaturas muito baixas ao longo do período.

A previsão indica madrugadas com temperaturas negativas em diversas regiões do Rio Grande do Sul, além de formação de geada generalizada. As máximas também permanecem baixas, mantendo o frio ao longo do dia. ❄️

Atenção redobrada com pessoas em situação de vulnerabilidade, idosos, crianças e animais. 

Jantar Baile dos107 anos do Grêmio Lourenciano

 


Carreta Cinema já está em São Lourenço do Sul


Hoje (22) e amanhã(23), a Praça Central Dedê Serpa vira cenário de cinema com duas sessões gratuitas pra toda a família, às 18h30.

🎥 Hoje: Divertida Mente 2

🎥 Amanhã: Smurfs

Os ingressos são gratuitos, mas atenção: são limitados e a retirada acontece no próprio dia da sessão, direto na Carreta Cinema, a partir das 8h da manhã. E vale lembrar: o ingresso de um dia não serve pro outro.

Com esse friozinho, um bom filme e uma pipoca quentinha deixam a programação perfeita. Te aprochega!🍿

O projeto é realizado pelo Ministério da Cultura via Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Petrobras e execução da Cepar Comunicação, apoio da @‌ceparcultural e da Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul.

#saolourencodosul #terradetodasaspaisagens #culturaparatodos #cinema #lazer

Dodecaedro convida para o café literário sobre a vida e obra de Machado de Assis


O Dodecaedro Refúgio Literário promove, no dia 23 de junho, às 18h, mais uma edição do Café Literário, com o tema “Na Mesa com Machado de Assis”. O encontro será realizado em São Lourenço do Sul e proporcionará uma imersão na vida e na obra de um dos maiores nomes da literatura brasileira, em um ambiente acolhedor, com café e outras delícias.

As vagas presenciais e online são limitadas. Informações e reservas pelo telefone (53) 99117-2356 e (53) 98467.8816

CoopaquiSul convida para reunião de apresentação

 


Secretaria de Desenvolvimento Rural divulga cronograma da semana

 A Prefeitura de São Lourenço do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, segue executando importantes ações de manutenção e melhorias no interior do município nesta semana de 22 a 26 de Junho de 2026

Nesta semana, as equipes realizam patrolamentos nas localidades de Prado Novo, Rincão das Almas, Fortaleza, Santa Isabel e Picada Evaristo, cascalhamento na localidade de Fortaleza, construção de bueiros em Harmonia II e roçada em Sanga Funda. 


🌾 Cuidar das nossas comunidades rurais é fortalecer o desenvolvimento local, garantir segurança no tráfego e apoiar o fluxo da produção agrícola.

#desenvolvimentorural #prefeiturasls #saolourencodosul #terradetodasaspaisagens #trabalhoecompromisso

Diferença entre Medida Provisória, Lei Ordinária ou Complementar e Decreto

 






Mudança nos horários de atendimento no dia 24 de junho na Defensoria Pública

 Atenção para a mudança nos horários de atendimento no dia 24 de junho de 2026 ⚽️🇧🇷



domingo, 21 de junho de 2026

Inscrições para a Prova Nacional Docente (PND) começam dia 22/06


Atenção, professores e futuros docentes!

As inscrições para a Prova Nacional Docente (PND) começam amanhã, 22 de junho de 2026, e poderão ser realizadas até o dia 3 de julho, exclusivamente pelo Sistema PND. O prazo é o mesmo para indicar o uso do nome social e para solicitar atendimento especializado.

Podem participar da prova os estudantes inscritos no Enade das Licenciaturas, bem como os demais interessados em utilizar a nota em concursos ou processos seletivos promovidos pela União, pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios que consideram o resultado do exame como etapa do processo de admissão.

📢 IMPORTANTE! Os licenciandos inscritos no Enade precisam, obrigatoriamente, participar da prova para colar grau. E apesar de serem inscritos pelo coordenador do curso, esses participantes devem acessar o sistema para indicar local de prova, a área de atuação ou os atendimentos necessários.

📲 Saiba mais em: gov.br/inep

COMEÇO GELADO | Primeiro amanhecer do inverno tem frio de -4°C

 


O primeiro amanhecer do inverno astronômico, que teve início às 5h25 deste domingo (21), foi marcado por frio intenso e mínimas abaixo de zero no Rio Grande do Sul, com registro de temperaturas de até -4ºC no Sul gaúcho.

De acordo com levantamento da MetSul Meteorologia, oito municípios que contam com estações meteorológicas registraram mínimas abaixo de zero hoje, número baixo se comparado aos 47 da última terça (16).

Termômetros indicaram hoje cedo no estado mínimas de -4,1ºC em Pinheiro Machado; -3,1ºC em Bagé; -2,1ºC em Livramento e Herval; -1,3ºC em Pedras Altas; -1,0ºC em Piratini e Cerrito; e -0,4ºC em Caçapava do Sul.

Este domingo é o sétimo dia neste mês de junho com mínima negativa no Rio Grande do Sul. Trata-se ainda do 23º dia neste ano com marcas abaixo de zero no estado.

Prepare-se que a primeira semana do inverno será congelante no Rio Grande do Sul. Uma massa de ar frio ainda mais forte ingressará após a passagem de uma frente fria que provoca chuva nesta segunda-feira (22), o que vai trazer uma sequência de madrugadas gélidas e com frio extremo em algumas localidades.

As madrugadas entre terça (23) e sábado (27) serão muito frias, com centenas de municípios estado registrando mínimas próximas ou abaixo de 0°C, prevendo-se ainda formação de geada generalizada.

METSUL 

Geoparque Paisagens das Águas esteve presente no município de São Lourenço do Sul

Confira vídeo sobre a oficina em solo lourenciano realizada pelo projeto Geoparque Paisagem das Águas da UFPEL.  

Geoparque Paisagem das Águas, conhecer para valorizar. Valorizar para cuidar.

O projeto Geoparque Paisagens das Águas realizou mais uma ação, o Geoparque na Escola! 

📚 No sábado , dia 20 de Junho, o Projeto Geoparque Paisagens das Águas esteve presente no município de São Lourenço do Sul, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof• Marina Vargas, onde foi realizada a oficina de Formação Pedagógica em Geoeducação ministrada pelo mestrando Jorge Vernetti.

✅ Foi um momento de interação com os professores da rede e membros da administração Pública Municipal, possibilitando a troca de experiências a acerca do Estuário da Lagoa dos Patos, sua geodiversidade e seu geopatrimônio. 

🌊 Foi um dia para promover o Projeto Geoparque Paisagem das Águas para a comunidade escolar Lourenciana! 

📢 Confira os cliques da ação Geoparque no  perfil!https://www.instagram.com/reel/DZ2VKTNiiJg/?igsh=MWRueGRtYXZ6Zzl0aA==

 📸 #geodiversidade #geopatrimonio #geoconservação #geoparques #paisagemdasaguas

Atenção para temporais isolados em parte do RS

 🌧️⚠️ Atenção para temporais isolados em parte do RS! 

Entre a madrugada e manhã desta segunda-feira (22), há previsão de temporais isolados, com queda de granizo e chuva forte em áreas da metade Norte. Arraste para o lado e confira. ➡️





sábado, 20 de junho de 2026

ABF goleia a Sercesa em Carazinho por 8 a 3 e é líder da Chave A do Campeonato Gaúcho Série Ouro

A ABF São Lourenço do Sul venceu a Sercesa em Carazinho por 8 a 3 na noite de sábado (20) no Ginásio Sest Senat. A terceira vitória seguida da ABF no Campeonato Gaúcho Série Ouro da Federação Gaúcha de Futsal - FGFS, coloca a equipe lourenciana na liderança da Chave da A, com nove pontos em cinco jogos. Os gols da ABF foram marcados por Pett (4 gols), eleito o destaque do jogo na transmissão do YouTube Litoral Esportes, Kaká (02 gols), Gabriel Lima e Renan Schwochow. A Sercesa descontou com Gregory, Cainã e Kaio. Jean Pierre pegou um pênalti no primeiro tempo. 

A ABF recebe a AFA de São Francisco de Assis no próximo sábado (27) às 20h no Esporte Clube São Lourenço, em mais um confronto direto, agora pela manutenção da liderança na Série Ouro. A ABF Futsal conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul, Câmara Municipal e Esporte Clube São Lourenço. 

Confira o calendário dos próximos jogos da ABF:

27/06/2026 São Lourenço do Sul:

ABF X AFA (Série Ouro - 6ª Rodada)

02/07/2026 Camaquã: 

VELEZ X ABF (Copa RS - 1ª Rodada)

18/07/2026 São Lourenço do Sul:

ABF X RIOGRANDENSE (Copa RS - 2ª Rodada)

25/07/2026 Lavras do Sul:

INDEPENDENTE X ABF (Série Ouro - 7ª Rodada)

29/07/2026 São Lourenço do Sul:

ABF X ACBF (Copa RS - 3ª Rodada)

05/08/2026 São Lourenço do Sul:

ABF X VELEZ (Copa RS - 4ª Rodada)


Divulgação: Diego Freitas 

Fotos: Guilherme Krüger 

Card: Jardel Weber 

ABF Futsal

https://www.youtube.com/live/PhKj3SAKQaY?is=8dztJ0Fn3VMpKz5-


sexta-feira, 19 de junho de 2026

FESTA DE SÃO PEDRO 126 ANOS EM SÃO LOURENÇO DO SUL

 FESTA DE SÃO PEDRO - 126 ANOS

TRÍDUO ÀS 19 HORAS


Dia 24/06 - Animação Comunidades Nossa Senhora Medianeira e Nossa Senhora de Fátima. 

Bênção da Saúde. 

Dia 25/06 - Animação Comunidades Nossa Senhora Aparecida e São José.

Bênção da água e objetos religiosos.

Dia 26/06 - Animação Comunidade Santa Rita de Cássia.

Bênção dos Ex-festeiros. 

Dia 28 DE JUNHO

10h - Missa Festiva 

11h - Procissão Terrestre, Fluvial e Lacustre. 

12h - Almoço no salão da comunidade. 

À tarde jogo da roleta, sorteio da rifa e show.

29 DE JUNHO

18h e 30 min. - Procissão Luminosa saindo da Escola Monsenhor Gautsch. 

19h - Missa Festiva animada pelo grupo Pastores de Fátima, Comunidade Santo Expedito e Catequese.

Bênção das crianças, jovens e professores.


Mônica Silva da Silva

Jovânia de Freitas Maciel 

Alexandre Coelho

FESTEIROS


Rafael Saraiva 

COORDENADOR 


Pe. Aldino José Kiesel - OSFS

PÁROCO 


Pe. Fernando Adams - OSFS 

VIGÁRIO

OAB de São Lourenço do Sul divulga Nota de Pesar pela morte do Dr. Fabiano Raphael

 


Associação Mães Fênix visita Câmara Municipal no Dia do Orgulho Autista

Placas de atendimento prioritário para pessoas autistas foram confeccionadas após demanda apresentada na Tribuna Popular da Câmara Municipal

Na última quinta-feira, 18 de junho de 2026, data em que é celebrado o Dia do Orgulho Autista, integrantes da Associação Mães Fênix (AMAFE) visitaram a Câmara Municipal de São Lourenço do Sul. A AMAFE é uma entidade formada por familiares e responsáveis por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que atua na representação de demandas relacionadas à comunidade autista no município.

A visita teve como objetivo registrar e agradecer a confecção de placas de atendimento prioritário para pessoas com TEA, viabilizadas pelo Legislativo Municipal. A iniciativa surgiu a partir de demandas apresentadas pela associação durante participação na Tribuna Popular da Câmara Municipal, em abril de 2026. Ao todo, foram produzidas 200 placas, que serão distribuídas em espaços públicos e privados do município, em conformidade com a Lei Federal nº 14.626/2023.

Durante o encontro, foi realizado um registro fotográfico simbólico com a placa. Representantes da associação destacaram a importância da iniciativa para a identificação dos locais que oferecem atendimento prioritário às pessoas autistas. A visita foi acompanhada pela vereadora Márcia Lucas (PT).

Após a manifestação da entidade na Tribuna Popular, a Câmara Municipal também encaminhou ofício à Prefeitura de São Lourenço do Sul, ainda em abril, contendo as demandas apresentadas pela associação, entre elas a implantação de lei que isente o pagamento de IPTU para famílias com filhos atípicos e de lei que obrigue as escolas a tornar mais suave o volume da sirene de escolas, a fiscalização e cumprimento da lei que destina vagas de estacionamento preferencial a autistas, e a disponibilização de um espaço físico para as atividades do grupo.


 Texto e foto: Gabriela Borges

https://www.camarasaolourencodosul.rs.gov.br/imprensa/noticias/0/1/2026/3190

Reunião tratou de emendas para associações do 3° distrito

 Nesta sexta-feira (19)o prefeito de São Lourenço do Sul, Zelmute Marten (PT), recebeu o vereador Willian Holz (PL) para tratar de emenda parlamentar para Associações do terceiro distrito de São Lourenço do Sul-RS.

As emendas seriam do deputado federal Marcelo Moraes (PL-RS). 

Também participaram da reunião agricultores e o assessor do deputado Marcelo Moraes, Roger Rosa. 

"Na oportunidade também conversei sobre a audiência pública e a importância do plantão 24h no hospital da Reserva", destaca o vereador Willian Holz.


Sala do Empreendedor estará em expediente interno nos dias 22, 23 e 24 de junho de 2026

 


📢 Atenção, empreendedores!

A Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul informa que a Sala do Empreendedor estará em expediente interno nos dias 22, 23 e 24 de junho, conforme o Decreto nº 7.005.

A medida tem como objetivo a reestruturação e qualificação dos serviços oferecidos à comunidade.

➡️ Durante esse período, não haverá atendimento ao público no setor.

✅ Os demais serviços da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio seguirão funcionando normalmente.

Agradecemos a compreensão e reforçamos nosso compromisso em aprimorar cada vez mais o atendimento aos empreendedores lourencianos.

#saolourencodosul #terradetodasaspaisagens #saladoempreendedor #empreendedorismo #desenvolvimentoeconomico

SIMUSSUL lamenta morte de sócio Soni da Silva

 O Sindicato dos Municipários de São Lourenço do Sul – SIMUSSUL manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de nosso estimado colega e sócio.

            Soni Da Silva.

Neste momento de dor e saudade, expressamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e colegas, desejando força e conforto para enfrentar esta irreparável perda.



Construção de açudes com recursos da Consulta Popular inicia em São Lourenço do Sul

São Lourenço do Sul iniciou, na quinta-feira (18), as obras de construção de açudes para reservação de água e irrigação em propriedades da agricultura familiar. A ação é resultado de um trabalho conjunto da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, do Escritório Municipal da Emater, do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, com recursos oriundos da Consulta Popular 2024.

O início das obras ocorreu na propriedade do agricultor Nelson Schmit, na localidade do Araçá, marcando a execução do primeiro dos 21 açudes previstos no programa. A iniciativa tem como objetivo garantir segurança hídrica, fortalecer a produção agropecuária e ampliar as possibilidades de irrigação nas propriedades rurais do município.

A atividade contou com a presença do Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Luís Weber, da chefe do Escritório da Emater, Roberta Medina, do engenheiro agrônomo Paulo Wetzel e do técnico em agropecuária Volnei Bauer Junior, que acompanharam a revisão do projeto técnico e prestaram orientações para o início da obra.

Os beneficiários foram selecionados pelo Conselho Municipal Agropecuário (CAPEC), priorizando produtores rurais vinculados a associações da agricultura familiar e que participam ativamente das instâncias de controle social do município. Ao todo, foram escolhidos 21 beneficiários e 22 suplentes, a partir de uma lista de interessados que atendiam aos critérios do programa.

Os projetos técnicos foram elaborados pela equipe da Emater/RS-Ascar, que seguirá acompanhando a execução das obras, oferecendo orientação técnica durante todo o processo. Além de garantir água para as criações e para a irrigação agrícola, os açudes também possibilitam a criação de peixes, contribuindo para a diversificação da produção e o fortalecimento da segurança alimentar das famílias rurais.

A Administração Municipal destaca que a iniciativa representa um importante investimento no desenvolvimento rural sustentável, assegurando melhores condições de produção, especialmente nos períodos de estiagem, e fortalecendo a permanência das famílias no campo.

Link da matéria: https://www.saolourencodosul.rs.gov.br/portal/noticias/0/3/8242/construcao-de-acudes-com-recursos-da-consulta-popular-inicia-em-sao-lourenco-do-sul

Dia Internacional para a Eliminação da Violência Sexual em Conflito

 


A violência sexual em contexto de conflito é uma grave violação dos direitos humanos.
 Hoje reafirmamos a importância da proteção das vítimas. 
Nenhuma forma de violência pode ser ignorada. Promover a dignidade humana é uma responsabilidade coletiva. ❌ #Saúde #SNS #ViolênciaSexual

Lançamento da Südoktoberfestdias 18 e 19/07/2026



 🇩🇪 Falta um mês para o “Fim de semana mais alegre do inverno”. Dois dias para viver um pouquinho de tudo de bom que temos em outubro.

É o lançamento da 37ª Südoktoberfest, um fim de semana com gastronomia típica, boa música, apresentações, aquela alegria toda... e muito mais! 🙌🏼

Südoktoberfesteiro que está ansioso para outubro já pode preparar traje e caneco para julho! 🙌🏻🍻

Vai passando para o lado, confere a programação e já marca quem tem que viver esse fim de semana contigo! 😁


E fica ligado, pois a gente vai trazendo mais detalhes logo, logo!😉

#südoktoberfest #saolourencodosul #festa #oktoberfest #alegria

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Polícia Civil instaurou inquérito para apurar uma ocorrência de possível sequestro em Tapes-RS

 


A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar uma ocorrência de possível sequestro registrada no município de Tapes, nesta data. 

Segundo informações preliminares, populares acionaram a Brigada Militar após visualizarem um veículo trafegando em alta velocidade em direção à saída da cidade. Chamou a atenção o fato de a porta do lado do passageiro estar aberta, sendo possível ouvir uma mulher gritando por socorro. 

No curso das diligências, os investigadores conseguiram identificar tanto a suposta vítima quanto o indivíduo apontado como suspeito. A mulher foi ouvida na Delegacia de Polícia, ocasião em que declarou não se recordar plenamente dos fatos. Ela foi devidamente orientada acerca da possibilidade de requerer Medidas Protetivas de Urgência, nos termos da Lei Maria da Penha, contudo optou por não formalizar o pedido neste momento. 

O suspeito deixou o município, deslocando-se para a região metropolitana. Ele deverá ser localizado e interrogado nos próximos dias, prosseguindo-se com as investigações para o completo esclarecimento das circunstâncias do fato.

Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de São Lourenço do Sul fará tarde festiva dos 60 anos da entidade

 


Projeto Gotinhas Douradas na EMEF Machado de Assis

 🌟 Projeto Gotinhas Douradas na EMEF Machado de Assis! 🌟


Você sabia que nossa escola é Ponto de Coleta do Projeto De Olho no Óleo – Gotinhas Douradas? ♻️💛

Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, essa ação também faz parte da nossa Gincana Tampinha Legal/Gotinhas Douradas!

📍 O óleo de cozinha usado, quando descartado de forma incorreta, pode causar sérios danos ao meio ambiente e às redes de esgoto. Por isso, convidamos toda a comunidade escolar a guardar o óleo usado em garrafas PET bem fechadas e trazer para a escola.

🏆 As turmas que mais arrecadarem ao longo do ano serão premiadas com uma viagem especial no final do ano letivo!


Cada gotinha conta! Juntos podemos transformar um resíduo em uma atitude sustentável e fazer a diferença para o planeta. 🌎✨

📸 Na foto, representantes da Corsan/Aegea realizando a entrega do coletor que ficará disponível em nossa escola.

#EMEFMachadodeAssis #GotinhasDouradas #DeOlhoNoÓleo #EducaçãoAmbiental #TampinhaLegal Sustentabilidade GincanaEscolar NossaEscolaNossaComunidade 💙♻️💛

Polícia Civil divulga nota sobre homicídio doloso em Camaquã


NOTA À IMPRENSA:

A Polícia Civil comunica que na noite de 17/06/2026 foi registrada uma ocorrência de Homicídio doloso, na forma tentada, ocorrida no bairro doutor Rosinha em Camaquã. A vítima, um homem de 63 anos, fora, alvejado na perna, por um disparo de arma de fogo e socorrido pelo SAMU até o Hospital Nossa Senhora Aparecida, mas não corre risco de vida. A Polícia Civil, por meio da DPPA Camaquã, realizou todas as diligências e acionamento pericial, porém as investigações, para apuração de autoria e motivação, ficarão sob responsabilidade da Delegacia de Polícia de Camaquã.

Comunidade Nossa Senhora Aparecida e Paróquia São Lourenço são homenageadas em sessão especial da Câmara

Homenagem destacou os 50 anos de fundação da Comunidade Nossa Senhora Aparecida e os 150 anos de história da Paróquia São Lourenço.

A Câmara Municipal de São Lourenço do Sul realizou na última quarta-feira, 17 de junho de 2026, uma sessão especial em homenagem à Comunidade Nossa Senhora Aparecida e à Paróquia São Lourenço. A solenidade reuniu lideranças religiosas, pessoas que integram a Comunidade e a Paróquia, fiéis de Nossa Senhora Aparecida, assim como a população em geral. A sessão também contou com apresentações do Grupo de Canto Nossa Senhora Aparecida e do cantor Mário de Uruguaiana. 


Iniciativa do vereador Paulinho Pereira (Podemos), a homenagem teve como intuito reconhecer a contribuição das instituições para a vida religiosa, social e comunitária do município, bem como a trajetória da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, que completa 50 anos de fundação, e da Paróquia São Lourenço, que celebra 150 anos de história. 

A mesa oficial foi composta pelo Padre Aldino José Kiesel, coordenador da Paróquia São Lourenço; pelo Padre Fernando Miguel Adams, que atua junto às comunidades religiosas do município; por Mario Prietsch Moreira, coordenador da Comunidade Nossa Senhora Aparecida; por Nara Scheer, representante da Comunidade Nossa Senhora Aparecida; por Nilton e Sandra Schwantz, casal Festeiro da 50ª Festa de Nossa Senhora Aparecida; por Isabel Milbrath, servidora Pública, representando o Executivo Municipal; e por Emerson Kabke Pieper, presidente da Câmara. 

Além das placas de homenagem entregues à Comunidade e à Paróquia, foram concedidos certificados aos representantes das dez comunidades que integram a Paróquia São Lourenço, sendo elas: Igreja Matriz, Nossa Senhora Medianeira, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora de Fátima, Santa Rita de Cássia, São José, Cristo Nossa Esperança, Nossa Senhora do Rosário e Santo Expedito.

Os vereadores presentes destacaram a relevância da Comunidade e da Paróquia São Lourenço como espaços de encontro, fé, solidariedade e esperança para a população. Além do trabalho de evangelização e acolhimento, ressaltaram sua contribuição na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e humana. 

Também foram lembradas as ações desenvolvidas em momentos de dificuldade enfrentados pela população lourenciana, especialmente durante situações de emergência, como as enchentes, quando igrejas e salões paroquiais acolheram famílias que precisaram deixar suas casas. Os parlamentares ainda destacaram o trabalho solidário realizado ao longo de todo o ano, por meio da arrecadação e distribuição de alimentos, roupas e outros donativos destinados a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade.

Na sequência, o padre Aldino refletiu sobre o papel da Igreja em preservar valores e práticas que, segundo ele, vêm sendo deixados em segundo plano diante da velocidade imposta pelas novas tecnologias. Destacou a importância de fortalecer os laços comunitários, cultivar a convivência e exercitar a escuta atenta ao próximo. Já o padre Fernando aproveitou a oportunidade para resgatar a trajetória da Paróquia São Lourenço, lembrando que sua criação antecede em dez anos a emancipação do município. Ressaltou ainda a contribuição histórica da instituição para a formação social da comunidade lourenciana, mantendo-se presente ao longo das gerações. 

Na oportunidade, os presentes também foram convidados a participar da 50ª Festa de Nossa Senhora Aparecida, a se realizar em 12 de outubro deste ano, bem como a integrar as missas festivas que estão sendo realizadas no dia 12 de cada mês em celebração ao Jubileu de Ouro da comunidade.

https://www.camarasaolourencodosul.rs.gov.br/imprensa/noticias/0/1/2026/3189

Dia do Orgulho Autista

 Hoje, no Dia do Orgulho Autista, celebramos uma importante conquista para a comunidade autista de São Lourenço do Sul.


A Associação Mães Fênix (AMAFESLS), com menos de um ano de legalização, já começa a colher os frutos da luta coletiva. Um pedido apresentado por nós aos vereadores do município saiu do papel e está sendo oficializado: a implantação da placa que garante e identifica os direitos das pessoas autistas nos espaços públicos.

Pode parecer algo simples para alguns, mas para as famílias atípicas representa reconhecimento, respeito, visibilidade e inclusão. É a prova de que quando a sociedade civil se organiza e luta pelos seus direitos, as mudanças acontecem.

Seguimos firmes na defesa das pessoas autistas, de suas famílias e de uma cidade mais inclusiva para todos.

    Queremos agradecer empenho da vereadora Márcia Marcia Lucas junto aos demais colegas para esse momento.

AMAFESLS – Associação Mães Fênix de São Lourenço do Sul. Juntos, transformando reivindicações em conquistas.



quarta-feira, 17 de junho de 2026

2ª Edição da Campanha do Agasalho “Caridade que veste, amor que aquece”

 


No dia 12 de julho de 2026, o Centro Espírita e Umbandista Cacique 7 Montanhas e Exu Caveira realizará a distribuição de peças de roupas e cobertores da 2ª Edição da Campanha do Agasalho “Caridade que veste, amor que aquece”. 

A entrega se dará das 8h às 12h e das 14h às 18h do dia 12/07/2026 na sede do centro, situado à Rua Barão do Triunfo, 931, Centro, São Lourenço do Sul (ao lado da Reponte), bem como contará com entrega itinerante por veículos nos bairros Camponesa e Kraft das 14h às 18h. 

Cada pessoa poderá levar 30 peças de roupa e todos são bem-vindos na campanha. 

Para maiores informações, o centro conta com número de contato: 53981121365.

Prefeitura de São Lourenço do Sul encaminha projeto revogando auxílio-alimentação de agentes políticos do Poder Executivo

A prefeita em exercício Fernanda Bork enviou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei n.º 55/2026 (conforme disponível na íntegra no site) que extingue o Auxílio-Alimentação dos agentes políticos do Poder Executivo Municipal (Prefeito, Vice-prefeita e Secretários).

O projeto de lei anula integralmente a Lei Municipal n.º 4.358, de 11 de março de 2026, que havia concedido Auxílio-Alimentação aos agentes políticos no valor de R$ 600, mesmo valor percebido pelos demais servidores do Executivo.

Acesse o Projeto de Lei n.º 55/2026 no site, link disponível AQUI

PROJETO DE LEI Nº 0055/2026

Revoga integralmente a Lei Municipal nº 4.358, de 11 de março de 2026, que institui o auxílio-alimentação para os agentes políticos do Poder Executivo Municipal, e dá outras providências.


Art. 1º Fica integralmente revogada a Lei Municipal nº 4.358, de 11 de março de 2026, que "Institui o auxílio-alimentação para os agentes políticos do Poder Executivo Municipal e dá outras providências".
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

São Lourenço do Sul, 11 de junho de 2026.


FERNANDA BORK
PREFEITA EM EXERCÍCIO

Senhor Presidente,

Senhores Vereadores
Nobres Edis.

Submetemos à apreciação desta Casa Legislativa o incluso Projeto de Lei, que tem por objetivo revogar a Lei Municipal nº 4.358/2025, a qual instituiu a concessão de auxílio-alimentação para os cargos de Prefeito(a), Vice-Prefeito(a) e Secretários Municipais.
A presente iniciativa do Poder Executivo é guiada pelo estrito interesse público e fundamenta-se em dois pilares centrais:
1.A Situação Financeira do Município, a Margem de Comprometimento da Receita Corrente Líquida em Gastos com Pessoal e a Urgência da Reforma da Previdência Municipal.
Devido a situação financeira atual do Município, a Prefeitura está impondo restrições severas aos gastos públicos, entre elas a revogação do Auxílio-Alimentação para os cargos de Prefeito(a), Vice-Prefeito(a) e Secretários Municipais, estabelecido no mesmo valor recebido pelos servidores Públicos Municipais, atualmente no valor de R$ 600. A Lei de
Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n.º 101, de 4 de maio de 2000), que fixa para o Poder Executivo Municipal o teto de 54% da Receita Corrente Líquida para o gasto com pessoal, prevê sanções institucionais e pessoais aos gestores que a descumprirem. Atualmente, o Município ultrapassa o limite de despesas com pessoal, comprometendo mais de 57% da Receita Corrente Líquida com a folha de pagamento. Um dos exemplos do compromisso do Executivo
em melhorar a saúde orçamentária e financeira do Município é a elaboração do Projeto de Reforma da Previdência Municipal, que em breve será submetido à apreciação da Câmara de Vereadores. A proposta, que vem sendo estruturada desde 2025, por meio de um exaustivo estudo jurídico e atuarial, prevê uma redução nos gastos com obrigações relacionadas à folha de pagamento de pelo menos R$ 2,4 milhões ao mês. Com a aprovação do Projeto de Reforma da Previdência, o Município economizará ao ano, pelo menos, R$ 28,8 milhões; valor que representa 8,93% de todo o recurso que a Prefeitura terá disponível para investir em 2026 — que é de R$ 322,6 milhões — em todos os serviços para toda a população.
2. O Princípio da Autotutela e a Aplicação da Súmula 473 do STF
A revisão de atos e leis que não mais coadunam com a realidade e as necessidades da coletividade é um dever da Administração Pública. Esse poder-dever baseia-se no princípio da autotutela, amplamente consolidado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por meio da Súmula nº 473, que dita:
"A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial."
Invocando o entendimento da Suprema Corte, o Poder Executivo identifica que a permanência do auxílio-alimentação para Prefeito(a), Vice-Prefeito(a) e Secretários perdeu sua conveniência e oportunidade.
Certo de contarmos com o elevado espírito público e a habitual colaboração dos ilustres membros deste Parlamento, solicitamos a apreciação e aprovação do presente Projeto de Lei.

São Lourenço do Sul, 11 de junho de 2026.

FERNANDA BORK
PREFEITA EM EXERCÍCIO

Redes Sociais já são a principal fonte de notícias


Onde você costuma se informar sobre as notícias do dia? Conte para a gente nos comentários.

Um novo relatório do Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo, da Universidade de Oxford, mostra uma mudança histórica nos hábitos de consumo de notícias. Pela primeira vez, redes sociais e plataformas de vídeo ultrapassaram a televisão e os veículos tradicionais como principal fonte de informação. O estudo foi realizado pela YouGov com cerca de 100 mil pessoas em 48 países.

📱 54% usam redes sociais e plataformas de vídeo para se informar

📺 52% consomem notícias pela televisão

📰 51% acessam sites e aplicativos de notícias

📻 21% utilizam o rádio como fonte de informação

👥 Entre jovens de 18 a 24 anos, mais da metade já usa redes sociais como principal fonte de notícias

📺 Entre pessoas de 45 a 54 anos e acima de 55 anos, a televisão ainda lidera


📰 Em nenhuma faixa etária os sites e aplicativos de veículos tradicionais aparecem como principal fonte de informação


E você, onde costuma acompanhar as principais notícias do dia?