Nesta quarta-feira (30), o deputado estadual Zé Nunes (PT), entregou o relatório da Subcomissão de Economia Solidária na Comissao de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa. O documento é resultado das atividades desenvolvidas ao longo de 120 dias, coordenadas pelo parlamentar, que já apresentou proposta de Frente Parlamentar da Economia Solidária no âmbito do Legislativo.
Conforme Zé Nunes, o material possui 56 páginas, e faz uma análise dos contextos mundial, nacional e estadual, além de uma síntese das atividades. Nas recomendações, o relatório apresenta orientações aos governos estadual e federal, ao poder Legislativo.
A Economia Solidária trata de milhares de iniciativas econômicas, no campo e na cidade, em que os trabalhadores estão organizados coletivamente: associações e grupos de produtores; cooperativas de agricultura familiar; cooperativas de coleta e reciclagem; empresas recuperadas assumidas pelos trabalhadores; redes de produção, comercialização e consumo; bancos comunitários; cooperativas de crédito; clubes de trocas; entre outras. “O fomento ao setor é uma política de desenvolvimento, não possuindo corte assistencial ou compensatório. Trata-se portanto de uma estratégia emancipatória para o conjunto de seus atores”, avalia Zé Nunes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário