sexta-feira, 22 de abril de 2016

Secretários de governo participam de reunião de emergência da Azonasul

Os secretários da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo; do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto; e do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, reuniram-se, nesta quinta-feira (21), com prefeitos da Associação dos Municípios da Zona Sul do estado, em Pelotas, para verificar os prejuízos causados pelas fortes chuvas dos últimos dias, em especial na produção agrícola, e levantar dados para que se possa intermediar ações para amenizar as perdas.
Dos 21 municípios que compõe a associação, 18 sofreram danos nas culturas de soja, arroz, milho e na produção leiteira. Estima-se que os prejuízos já alcancem aproximadamente R$ 450 milhões de reais. Na cultura da soja as perdas nas lavouras ficam entre 35% a 40%, e na de arroz, cerca de 20%. Em alguns municípios, como Arroio Grande, mais de R$ 100 milhões podem deixar de circular na economia. Outra séria conquência, é a queda na arrecadação municipal.

"Viemos aqui, os três secretários, para trazer a solidariedade do governo e também alinhavar ações para encaminhá-las imediatamente. Sabemos o que representam todas estas perdas, especialmente para quem produz. São 400 mil toneladas da safra de soja perdidas. Qualquer tipo de perda para o produtor sempre é ruim, mas perder por não poder colher é sem muito triste", disse o secretário Ernani Polo.

Entre os encaminhamentos definidos, estão o auxílio da defesa civil e das secretarias no levantamento das perdas, para a homologação de situação de emergência. Também foi acertada uma reunião imediata com instituições financeiras, para buscar medidas que amenizem os prejuízos de produtores em financiamentos contratados. As demandas serão levadas aos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e do Desenvolvimento Agrário.
"Queremos agora dar agilidade nos laudos técnicos no levantamento das perdas. É importante também dar encaminhamento de reunião com os agentes financeiros para verificar o que é possível fazer pelos produtores”, salientou o secretário Tarcísio Minetto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário