sábado, 23 de abril de 2016

Frio chega nesta semana

A situação, que já é crítica aos agricultores da região, tende a piorar. A previsão é de que entre domingo e segunda-feira caiam de 80 a cem milímetros de chuva em algumas cidades da Zona Sul. Em municípios do extremo Sul, como Santa Vitória do Palmar e Chuí, as pancadas não devem ser tão intensas. A precipitação mais forte deve ocorrer em cidades do eixo Rio Grande-Pelotas-São Lourenço do Sul e Jaguarão-Arroio Grande-Herval. E mais: o frio também vem por aí. Comece, então, a mexer nas roupas de inverno. A partir de terça-feira, 26 de abril, os agasalhos serão necessários. Ao longo da semana, os termômetros devem despencar aos 5ºC.

O alerta é da MetSul Meteorologia. Portanto, fique atento: na terça, ao sair de casa, leve casaco extra. Ao invés de a temperatura aumentar durante o dia - como em geral acontece -, irá ocorrer, justamente, o contrário. Irá cair de 16ºC/17ºC para 12ºC. Será resultado de uma massa de ar polar do Sul da Argentina que, finalmente, conseguirá entrar ao Estado, já que os bloqueios atmosféricos (de ar quente e seco) que estavam entre São Paulo e Rio de Janeiro irão perder força - explica a meteorologista Estael Sias. E, com a entrada da massa de ar frio, as áreas de instabilidade que estavam estacionadas sobre o Uruguai e o Sul do Rio Grande do Sul - provocando chuvas intensas e temperaturas acima da média - darão lugar ao tempo seco.

É como o clima deve ficar a partir de sexta-feira. Uma trégua que deve durar até os dias 3 e 4 de maio.

Expectativa
O inverno deve ser de neutralidade - adianta a meteorologista. O El Niño tende a se dissipar e manter a estação em um padrão de normalidade, ao contrário de 2015, quando o frio mais severo quase não apareceu sobre o Estado.

Confira a previsão para região

Sábado: a chuva volta à Zona Sul, mas os volumes não devem ser elevados.
Domingo e segunda-feira: as chuvas, que já estão mais de três vezes acima da média normal para o mês de abril, caem com força. O total entre os dois dias deve oscilar entre 80 e cem milímetros.
Terça-feira: o dia deve começar com temperaturas entre 16ºC/17ºC e cair para 12ºC durante a tarde, com a entrada da massa de ar polar.
Quarta e quinta-feira: os termômetros devem registrar mínimas entre 7ºC e 8ºC em Pelotas e 5ºC e 7ºC em cidades como Jaguarão e Santa Vitória. As máximas na região não devem ultrapassar os 15ºC. Realmente, as temperaturas serão típicas de inverno. Cairão apenas chuviscos sobre a Zona Sul. 
Sexta-feira: o tempo passa a ficar firme sobre a região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário