terça-feira, 26 de abril de 2016

Reunião tem como pauta batimetria do rio São Lourenço

O prefeito Daniel Raupp recebeu em seu gabinete na tarde de terça-feira (26) o chefe da Divisão de Estudos e Projetos (DEP) da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), Álvaro Francisco Mello. O encontro teve como pauta a batimetria do rio São Lourenço, procedimento fundamental para basear atividades de desassoreamento e limpeza do corpo hídrico.

Mello afirma que os trabalhos relativos à batimetria do rio São Lourenço devem começar na segunda quinzena de maio. Uma equipe da SPH, acompanhada por funcionários da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo devem percorrer a extensão do rio, no trecho entre a foz e a captação de água da Corsan.

Estiveram presentes na reunião o secretário municipal de Obras e Urbanismo, Amilton Neutzling, acompanhado pelo servidor Valmir Longaray, os representantes da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, Ilton Kuhn e Leonir Blank, a secretária adjunta de Planejamento e Meio Ambiente, Angelita Kohn, a bióloga da Seplama, Maria Cecília Monteiro, e o secretário especial de Gabinete, Francisco Fagundes.

Batimetria consiste na medição da profundidade de uma massa de água, possibilitando um mapeamento representado por curvas batimétricas que indicam os perfis de áreas submersas. Através deste método, a Prefeitura poderá identificar locais onde se depositam os materiais sólidos que formam o assoreamento, para então desenvolver os encaminhamentos para a limpeza do rio.

Na primeira quinzena de abril, o prefeito esteve em Porto Alegre protocolando junto à Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) um ofício solicitando a batimetria do rio São Lourenço. Na ocasião, estiveram presentes a secretária municipal de Planejamento e Meio Ambiente Andréa Citrini, o diretor de portos Cláudio José das Neves, o chefe da divisão do Porto de Pelotas Cláudio Oliveira, o chefe da divisão de dragagem e balizamento Eduardo Alves e o responsável pelo Porto de Porto Alegre Bruno Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário