sexta-feira, 22 de abril de 2016

Zé Nunes participa de manifestação de pescadores, em Pelotas

O trânsito na ponte de acesso a Rio Grande, na divisa com Pelotas, parou na tarde de hoje, quando estivemos com centenas de pescadores da Região Sul, lutando por seus direitos. Na pauta de reivindicação, a contrariedade ao decreto estadual que proíbe a pesca do bagre e a garantia da pesca da tainha na Lagoa dos Patos.
Sabemos da importância do bagre como recurso econômico para a pesca artesanal no estuário da Lagoa dos Patos, pois complementa a renda obtida com as demais safras que sustentam as comunidades. Porém, estamos buscando que novos estudos sejam feitos para confirmar a situação de extinção desta espécie, já que os existentes são antigos. Nossa sugestão é que enquanto não se tem os novos resultados, os pescadores possam continuar com a pesca artesanal. Precisamos achar uma alternativa que combine a preservação do bagre e que pense na questão social do pescador.
Vereadora Márcia Lucas também esteve presente

Por isso, estamos juntos na defesa dos pescadores artesanais. Já protocolamos na Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, solicitação de audiência pública a ser realizada em Rio Grande, para o início do mês de maio, quando trataremos da proibição da captura deste peixe, e da ameaça de proibição da pesca da tainha no estuário da Lagoa dos Patos.
Devido as enormes dificuldades da pesca artesanal por consequência do fracasso das últimas três safras de camarão em decorrência do grande volume de chuvas, são necessários também, mecanismos de proteção aos pescadores artesanais da Lagoa dos Patos, como cestas básicas da CONAB, seguro emergencial, prorrogação das dívidas do Pronaf e permissão da pesca na boca da Barra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário