sexta-feira, 22 de abril de 2016

Perdas no setor primário devido às chuvas preocupam gestores municipais

As perdas causadas devido a situação climática dos últimos meses, com alto índice pluviométrico e frequência de precipitação, têm preocupado os gestores municipais. Para buscar alternativas com o objetivo de amenizar estas perdas, o prefeito Daniel Raupp esteve em Pelotas na tarde de quinta-feira (21) em reunião de emergência convocada pela Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul).

A atividade contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos e coordenadores municipais de Defesa Civil, além dos secretários estaduais da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, do Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, e de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto. Também participaram os representantes da Emater/ASCAR, IRGA e sindicatos.

Na ocasião, os prefeitos entregaram aos representantes do Governo do Estado o relatório de perdas na produção levantado pela Emater/ASCAR e cobraram agilidade no reconhecimento da situação de emergência dos municípios da região. Os municípios mais atingidos são Chuí, Santa Vitória do Palmar, Jaguarão, Herval, Arroio Grande, Rio Grande, Pedro Osório, Capão do Leão e Cerrito.


O prefeito Daniel Raupp destacou a necessidade de encontrar alternativas para amenizar a situação dramática que os municípios têm enfrentado e diminuir o impacto destas perdas na economia. Em São Lourenço do Sul já se projeta uma perda de 30% na produção, um prejuízo de mais de R$ 32 milhões nas culturas de arroz, milho e soja. “Desde o ano passado o excesso de chuvas tem causado prejuízos na zona urbana e rural. Além das perdas nas lavouras, também temos perdas na produção de leite, com os danos nas pastagens, os pescadores não têm peixe por que chove demais, na zona urbana ocorrem alagamentos por que essa água desemboca no rio São Lourenço. Esses mais de R$ 32 milhões que foram perdidos deixam de circular na economia do município” – afirma.

Outro ponto que Raupp salienta é a dificuldade de recuperar a infraestrutura urbana e rural. “Para fazer a manutenção das estradas na zona urbana e rural a dificuldade é enorme. Trabalhamos em um dia e no dia seguinte chove e o que foi feito já foi perdido. Isso representa gasto com maquinário, com combustível e com pessoal, além de dificuldades no escoamento da produção rural e da entrada das máquinas na lavoura para fazer a colheita” – destaca.
O prefeito Daniel Raupp também participou da reunião convocada pela Azonasul em Pelotas na tarde de quarta-feira (20), com o objetivo apresentar o levantamento de cada município referente às perdas no setor primário.
O secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo afirmou que a situação preocupa o Governo do Estado, que deve marcar reuniões nos próximos dias para construir alternativas necessárias para minimizar os danos, trabalhando de forma conjunta com os municípios.

Segundo o coordenador regional da Defesa Civil, Tenente Charles Silveira, a Região Sul vem sendo atingida por eventos climáticos desde o ano passado, com um grande impacto no setor primário. Ele afirma que o tempo deve continuar instável, com o retorno das chuvas no início da próxima semana. Outro ponto que tem causado preocupação é a possibilidade de estiagem no final do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário