Um dos principais pontos de encontro de São Lourenço do Sul, a Praça Central Dedê Serpa receberá um investimento de mais de R$ 800 mil, aplicado em obras de revitalização. Na manhã de sexta-feira (12), o prefeito Daniel Raupp e a representante da empresa vencedora da licitação – Tratare Construções Ltda – Neiva Teresinha Eckert assinaram o contrato referente à execução das obras. A ordem de início também foi assinada pelo chefe do executivo na ocasião.
O prefeito Daniel Raupp salienta a importância da revitalização da Praça Central Dedê Serpa aumentando o potencial de ocupação da área, qualificando e humanizando o ponto de encontro. “Com mais de um século de história, revitalizar este espaço significa resgatar a identidade de São Lourenço do Sul. Gerações cresceram presenciando a dança das águas do antigo chafariz, que há anos não funciona mais. Ao longo dos anos perdemos essa característica, com a nossa praça tornando-se um espaço vazio. Queremos que a praça volte a ser um ponto de encontro, um local bonito, agradável e um espaço adequado para o lazer e entretenimento” – destaca.
O investimento total será R$ 848.848,58 (oitocentos e quarenta e oito mil oitocentos e quarenta e oito reais e cinquenta e oito centavos), recursos próprios da Prefeitura. O projeto, elaborado pela arquiteta da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Rita Marimon prevê a pavimentação das circulações, eliminação de degraus e criação de rampas, drenagem das circulações, união de alguns canteiros, aumentando a área com vegetação e plantio de grama, de árvores nativas em substituição às exóticas, além de roseiras e azaleias, promovendo o resgate paisagístico da praça.
A iluminação da praça será melhorada com a instalação de luminárias altas e baixas. O espaço também receberá novos bancos, lixeiras, bicicletários e equipamentos de ginástica ao ar livre. O mobiliário existente deverá ser reparado. A área de recreação infantil será reformada. Os sanitários receberão pintura externa e interna. O abrigo de ônibus e o ponto de transbordo do transporte coletivo urbano será instalado em outro local.
Um dos principais atrativos da Praça Central Dedê Serpa, concluído em 1971 e desativado devido ao deterioramento dos encanamentos e do sistema sonoro, o chafariz voltará a funcionar. A fonte será totalmente recuperada, com a reforma das instalações elétricas e hidráulicas e pintura. Além dos jatos d’água, a fonte contará com iluminação colorida e sonorização.
A secretária municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Andréa Citrini explica que o chafariz da Praça Central Dedê Serpa em pleno funcionamento é uma memória de muitos lourencianos, principalmente para quem viveu a infância naquele período. “Quando criança, minha família me levava para praça e aos domingos a apresentação das águas dançantes do chafariz era uma grande atração, era emocionante” – afirma.
Ela conta que a revitalização da praça e do chafariz somam-se a uma série de investimentos realizados pela Prefeitura para incentivar a ocupação do espaço público pelos lourencianos. “Há uns 10 anos, a praça era um local pouco freqüentado. Estamos investindo ainda mais para qualificar este espaço e já podemos notar mudanças” – comenta. Andréa destaca a implantação do Programa Conecta São Lourenço, com mais de 750 usuários cadastrados para o acesso gratuito a internet wifi nos arredores da Praça Central Dedê Serpa, além da pista de skate, área de recreação infantil, equipamentos de ginástica e o largo de eventos como atrativos do local.
Durante o ato de assinatura estiveram presentes o secretário especial de Gabinete Francisco Fagundes, a secretária municipal de Planejamento e Meio Ambiente Andréa Citrini, a arquiteta Rita Marimon e o engenheiro civil Ivan Gorniak.
Nenhum comentário:
Postar um comentário