sábado, 20 de fevereiro de 2016

Agentes de saúde iniciam visita às residências lourencianas para intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti

Agentes de saúde iniciaram nessa semana a rotina de visita aos domicílios lourencianos. A ação visa o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika. O objetivo é que todas as residências do município e do interior sejam visitadas pelos agentes, que orientam aos moradores sobre as ações de combate e vistoriam locais e recipientes que possam acumular água facilitando a reprodução do mosquito.

O combate ao mosquito Aedes aegypti é priorizado pela Prefeitura para evitar a proliferação do inseto e casos de contaminação no município. Os agentes de saúde e endemia participaram de uma formação e receberam instruções sobre o processo de visitas e as informações a serem repassadas a população. Durante a visita, o morador recebe um material informativo que reforça, através de simples medidas, as ações de combate. O agente realiza uma inspeção pela residência verificando canteiros de plantas, possíveis fossas e locais em aberto que possam acumular água.

A agente de saúde Cláudia Freitas, responsável por visitar um grupo de residências no bairro Barrinha salienta que a comunidade deve estar atenta também aos cuidados dentro de casa. Ela explica que os moradores são bem receptivos e muitos já exercem medidas de prevenção como areia nos vasinhos de plantas e garrafas e possíveis recipientes que possam acumular água, com tampa ou com o gargalo virado para baixo, mas salienta que dentro de casa também podem existir possíveis focos de proliferação como atrás da geladeira no recipiente que acumula a água do descongelamento. A medida preventiva, segundo ela, é colocar duas colheres água sanitária na caixa coletora atrás da geladeira.

A moradora do Bairro Barrinha, Nair Hubner relatou ao receber a visitas dos agentes a importância das orientações. Ela explica que se todos fizerem sua parte, é possível manter a comunidade lourenciana longe de focos de mosquito. Além da prevenção ao Aedes aegypti, Nair reutiliza a água para regar as plantas, todas já com os vasinhos cheios de areia para evitar acumulo. A piscina é coberta e higienizada com cloro e ela relata a eficácia das ações de combate. “Mesmo apesar do grande jardim, não há mosquitos de nenhuma espécie em meu  pátio” – destaca.

O combate ao mosquito já é realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde – Vigilância Sanitária semanalmente, através de 64 armadilhas. O monitoramento é feito em 32 pontos estratégicos de forma quinzenal. No mês de novembro, a equipe intensificou as ações através da realização  de um Levantamento  de Índice Rápido (LIRA) para qualificar o trabalho de prevenção  no mês que antecedeu a chegada do verão, com vistoria em mais de 880  domicílios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário