Foi realizada no Clube Comercial, na terça-feira (04/08), a XI Conferência Municipal de Assistência Social de São Lourenço do Sul. Com o tema “Consolidar o SUAS de vez Rumo a 2016”, a conferência teve representativa participação de famílias quilombolas e beneficiárias do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais. O evento expôs os avanços e desafios da Política de Assistência Social do município e os participantes puderam votar nas propostas e participar da eleição de delegados para a Conferência Estadual.
O evento contou com a participação do escritório municipal da Emater/RS-Ascar na comissão organizadora, bem como com a participação da extensionista rural, socióloga Márcia Cabral, como representante do Conselho de Assistência Social local.
O trabalho da Emater/RS-Ascar foi apresentado durante a conferência, mostrando as ações de assessoramento, defesa e garantia de direitos que acompanham todas as atividades da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters). Assim como as iniciativas dos projetos elaborados a partir do Programa de Fomento às Atividades Produtivas.
Conforme os organizadores foi a conferência com maior participação de usuários da Política de Assistência Social, sendo a grande maioria da zona rural, fato que demonstrou um avanço na participação social de famílias que não vivem no perímetro urbano, configurando assim a importância do trabalho de Aters com foco na promoção da cidadania e protagonismo social.
Dentre as demandas levantadas pela população rural, pautou-se a necessidade de mais profissionais para o atendimento do meio rural, aproximando os serviços socioassistenciais das famílias que estão longe do centro urbano.
Como delegados do segmento dos usuários foram votadas representantes de duas comunidades quilombolas do município (Coxilha Negra e Rincão das Almas), que irão para a Conferência Estadual; e como delegada do segmento das entidades, a conselheira representante da Emater/RS-Ascar, Márcia Cabral.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Nenhum comentário:
Postar um comentário